O protocolo assinado com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I e com os agrupamentos escolares, visa dar continuidade ao programa de Actividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar, e inclui actividades desportivas, musicais e de promoção de alimentação saudável.

Crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não têm a possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário no caso da educação pré-escolar, são os principais destinatários do programa.

Pedro Magalhães Ribeiro afirma-se “grato à Associação de Pais pela parceria que construímos”, bem como aos docentes pela “sua dedicação e competência no trabalho que desenvolvem nos jardins de infância públicos, nomeadamente, em Vila Chã Ourique, Vale da Pinta, Pontével, Lapa e Vale da Pedra”.

Município do Cartaxo, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I, Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo e Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, assinaram o protocolo que estabelece as responsabilidades e as acções de cada parceiro, para a realização das Actividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo que, no dia 04 de Outubro, recebeu Ana Belchior, presidente da associação de pais e os dois directores dos agrupamentos – os professores Luís Bruno e Jorge Tavares –, destacou o empenho “de todos os parceiros, na concretização de um conjunto de actividades que, mais do que uma competência municipal, são um serviço público prestado às famílias”.

Para Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e responsável pela área de Educação e Juventude, “o conjunto de responsabilidades partilhadas com o município, que a comunidade educativa tem assumido, tem permitido dar respostas integradas a necessidades concretas das crianças e das suas famílias”. O protocolo agora estabelecido com os três parceiros “é testemunho de que a associação de esforços contribui para melhores resultados comuns”.

O autarca destaca o trabalho efectuado no ano passado por “pais e encarregados de educação, directores de agrupamento, educadores e professores, que nos jardins de infância acompanharam os nossos técnicos da área de Educação e Juventude, concebendo projectos de elevado valor social e pedagógico”.

O presidente da Câmara afirma que o prolongamento de horário nos jardins de infância, “o único apoio que algumas famílias têm, enquanto trabalham. Este deve ser um tempo que permita às crianças brincar, mas também desenvolver competências e adquirir conhecimentos que facilitem a sua integração nos níveis de escolaridade seguintes”, e este é um dos objectivos da parceria.

Entre as actividades a desenvolver, “haverá espaço para a actividade física e para a promoção de hábitos de alimentação saudável”. O presidente da Câmara explicou ainda que a autarquia tem especial preocupação com problemas relacionados com a obesidade infantil, pelo que “ter a possibilidade de contar com uma nutricionista do município”, que apoia e fiscaliza as refeições escolares e que “desenvolve iniciativas concretas, como o MiniChef, programa que promove a alimentação saudável junto das nossas crianças de um modo divertido, mas pedagógico, tem sido uma mais valia para a área de Educação e Juventude do município”.

Leia também...

Festas do Concelho de Sardoal 2018 com programa diversificado de 21 a 23 de Setembro

As Festas do Concelho de Sardoal 2018 decorrem de 21 a 23 de Setembro e integram um programa diversificado que inclui concertos, actividades desportivas,…

Sucateiro detido por abuso sexual de menores

Um sucateiro, de 31 anos de idade, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) de Leiria pela presumível autoria dos crimes de abuso sexual de…

Município da Chamusca abre candidaturas para atribuição de Bolsas de Estudo e Mérito

O Município da Chamusca tem abertas, até ao próximo dia 30 de Novembro, as candidaturas para a atribuição de Bolsas de Estudo e de…

19 utentes de lar ilegal em Casével estão no hospital de Abrantes

 Os 19 utentes de um lar ilegal no concelho de Santarém que na terça-feira, 26 de Maio, testaram positivo à covid-19 estão já na…