Foram assinados na manhã do passado dia 09 de Outubro os novos Acordos de Execução e Contratos Interadministrativos entre o Município de Azambuja e as Juntas de Freguesia do concelho. Estes novos acordos representam um aumento das transferências financeiras anuais, da Câmara para as Juntas, de 517 mil euros para 710 euros. Este facto reflecte o relacionamento construtivo existente entre as autarquias envolvidas, com o objectivo de dar resposta mais eficaz aos problemas do dia-a-dia, assumindo maior partilha de competências e dos respectivos recursos financeiros.

A experiência altamente positiva do passado levou o município a avançar com os dois documentos que se distinguem pela legislação que os regula. Assim, os Acordos de Execução reúnem um conjunto de competências que a lei obriga a Câmara a delegar nas Freguesias, nomeadamente, a nível de mobiliário urbano, de espaços verdes, de estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1º ciclo, dos mercados e da limpeza urbana. Já os Contratos Interadministrativos estabelecem uma transferência “voluntária” de competências próprias do município que – por mútuo acordo – as Juntas de Freguesia assumem como suas. Nestes contratos, negociados individualmente caso a caso, estão incluídos o corte e limpeza de vegetação, a conservação dos caminhos e estradas municipais, a manutenção de parques infantis e outros equipamentos sociais, e o apoio à realização de eventos gastronómicos locais (tasquinhas).

A assinatura formal realizada, conclui o processo de aprovação pelas diversas instâncias – Executivo e Assembleia de Freguesia, bem como Executivo e Assembleia Municipais. Refira-se que os novos acordos revogam os que se encontravam em vigor desde 2014, excepção feita à Freguesia de Azambuja, cujos órgãos ainda não aprovaram os novos documentos. Em síntese, e de acordo com a lista de competências e tarefas específicas para cada freguesia, o município irá transferir as seguintes verbas (totais anuais: acordo de execução + contrato interadministrativo):

Alcoentre – 101.461,29 euros

Aveiras de Baixo – 53.465,64 euros

Aveiras de Cima – 125.429,77 euros

Vale do Paraíso – 45.333, 65 euros

Vila Nova da Rainha – 46.216,45 euros

União de Freguesias Manique do Intendente/Vila Nova de S.Pedro/Maçussa – 160.346,68

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.