O Município do Cartaxo e o banco Millennium BCP assinaram, no passado dia 12 de Fevereiro, um Acordo de Cooperação pelo Empreendedorismo, com o objectivo de promover a identificação, o apoio e o desenvolvimento de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego, com recurso ao micro-crédito, no edifício-sede da Câmara Municipal.

Num comunicado enviado ao Correio do Ribatejo, a autarquia afirma que “neste acordo de cooperação mútua, as duas entidades comprometem-se a promover acções de sensibilização e de formação junto dos potenciais promotores de projectos de criação de micro-empresas e auto-emprego”.

“O acordo prevê também o apoio técnico necessário para a formalização das candidaturas ao financiamento e o acompanhamento do lançamento das iniciativas, mantendo-se este apoio também na fase de consolidação do projecto”, refere a mesma nota.

“O financiamento aqui previsto, com recurso ao micro-crédito, é destinado a cidadãos sujeitos a situações de exclusão económica e/ou social com ideias de negócios que demonstrem ser viáveis, tendo um montante mínimo de mil euros e máximo de 25 mil euros”, conclui o comunicado.

Na assinatura deste acordo estiveram presentes, por parte do Millennium BCP, Vítor Carriço, Joaquim Luís, Fernando Henriques, Fernando Antunes e Paulo Martins, e, por parte do Município, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo Pedro Magalhães Ribeiro e a responsável da área de Empreendedorismo Estela Silva.

Pedro Magalhães Ribeiro destacou o carácter abrangente deste acordo que “permite o acesso aos munícipes com ideias de negócio inovadoras e sustentáveis mas que, por diversas razões, têm mais dificuldades em recorrer ao crédito bancário tradicional ou em obter informações e apoio para o concretizar”. Uma ideia defendida também pelo Millennium BCP, que se compromete a analisar os processos de forma célere, para que os projectos deixem de ser apenas ideias e possam, rapidamente e de forma sustentável, ganhar vida.

O acordo agora assinado é válido por três anos, podendo ser renovado por períodos sucessivos de um ano, caso ambas as partes estejam de acordo.

Leia também...

Consórcio internacional do projeto Starting Up 4 Inclusion reúne na Startup Santarém

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai acolher no próximo dia 21 de Junho, na Startup Santarém, a segunda reunião presencial…

Governo permite mercados abertos e venda ambulante para produtores escoarem produtos

 A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, esclareceu que os mercados podem manter-se abertos e as vendas ambulantes são permitidas, como medida para ajudar…

Sector florestal defende mais valias de reconversão da central do Pego para biomassa

O Fórum Florestal – Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa defendeu as mais valias do projecto de reconversão da central do Pego para biomassa, tendo…

NERSANT implementa programa financiado Melhor Turismo 2020

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém implementa há largos anos o programa de consultoria Melhor Turismo 2020, que tem como objectivo modernizar…