No âmbito do II Congresso da Cidade Social, realizou-se no dia 25 de setembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira, a cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência Autárquica, uma iniciativa que visa reconhecer e incentivar as boas práticas no âmbito das atividades e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas.

A criação deste prémio é uma forma de destacar atividades, iniciativas e programas que, através de uma gestão eficiente e inovadora, promovem o bem-estar das comunidades, a melhoria da qualidade de vida e a valorização dos recursos locais. Durante a cerimónia, foram premiadas autarquias que se destacaram em áreas fundamentais do funcionamento autárquico, como desporto, ação social, educação, juventude, cultura e turismo.

A representar o Município do Entroncamento estiveram a Vereadora Tília Nunes e os técnicos municipais dos serviços distinguidos que receberam o prémio de Excelência Autárquica, nas áreas do Desporto (Verão Ativo), Cultura (Educar pela Arte) e Ação Social (Programa Família +), tendo também sido a atribuída uma Distinção de Qualidade aos Campos de Férias Municipais (Verão e Páscoa).

O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios. Ao dar visibilidade e reconhecer a qualidade destas iniciativas, o prémio não só enaltece as boas práticas, como também inspira outras autarquias a seguir exemplos de sucesso, adaptando-os às suas realidades específicas.

A criação de um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas, com base nas candidaturas apresentadas, permitirá monitorizar e partilhar as boas práticas identificadas, fomentando um ambiente de aprendizagem e colaboração entre autarquias, que beneficia a sociedade como um todo.

A cerimónia contou com a presença de representantes de várias câmaras municipais, dirigentes e especialistas em gestão pública, que destacaram a relevância de reconhecer o trabalho árduo e inovador das autarquias na promoção do desenvolvimento local e na melhoria contínua das condições de vida das suas comunidades.

O II Congresso da Cidade Social, onde se inseriu esta cerimónia, proporcionou um espaço de partilha e debate sobre as mais recentes tendências e desafios da gestão autárquica em Portugal, promovendo a troca de ideias e a construção de soluções conjuntas para um futuro mais próspero e inclusivo.

Leia também...

Festival Entretanto animou Alcanena durante três dias

Entre muitos concertos, boa comida, muita animação, o Festival Entretanto encheu Alcanena com cerca de 5000 pessoas durante três dias para celebrar a vontade…

Eleições na PróToiro

A PróToiro reuniu a sua Assembleia Geral para eleger os seus órgãos sociais para o próximo biénio. Diogo Durão, presidente da Associação Nacional de…

Urgência de obstetrícia do CHMT regressou à normalidade

A Urgência de Ginecologia e Obstetrícia (UGO) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), localizada na Unidade de Abrantes, regressou à normalidade às 09:00…

Mais de 90 concelhos de 14 distritos em perigo máximo de incêndio

Mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga, Porto, Vila Real e Bragança…