No âmbito da Lei-quadro da transferência de competências para as autarquias locais e para as entidades intermunicipais (Lei n.º 50/2018 de 16 de agosto, o Município de Santarém assinou quatro Contratos Interadministrativo Específico de Delegação de Competências (CIA): três com a União de Freguesias da Cidade de Santarém (UFCS) e um com a Junta de Freguesia de Abitureiras (JFA), esta terça-feira, 10 de Janeiro, pelas 15 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), enalteceu o trabalho desenvolvido pela UF da Cidade de Santarém e pela da JF de Abitureiras no contato directo com as populações para melhorarem a vida das pessoas nestas localidades do Concelho. O Presidente lembrou que no âmbito do CIA, o Município de Santarém delega e transfere cerca de 470 mil euros. relativos ao investimento da requalificação e beneficiação do Espaço Público.

Diamantino Duarte, Presidente da UF da Cidade de Santarém, e Adriana Madeira, Presidente da JF de Abitureiras, agradeceram o apoio disponibilizado pelo Município, porque desta forma é mais fácil poderem fazer projectos e obra que deem resposta aos problemas das pessoas.

Um dos contractos assinados com a UF da Cidade de Santarém prevê a requalificação da Praceta Maria Lamas, na Portela das Padeiras, num investimento orçado em cerca de 88 mil euros. Esta requalificação tem como objetivo requalificar o espaço existente, dotando-o de caraterísticas de zona de lazer, permitindo assim uma melhoria da qualidade de vida dos cidadãos que residem e frequentam o respetivo espaço. Para além de prever a reabilitação das infraestruturas existentes, que se encontram degradadas, a recuperação do espaço de jogo e recreio para crianças, melhorar o acesso ao espaço, bem como a requalificação e reorganização do estacionamento na Praceta.

Os outros dois contratos CIA pretendem levar a cabo a reabilitação de passeios na Rua José Relvas, na Rua António Sérgio, na Portela das Padeiras, e a no Vale de Salmeirim, com um investimento orçado em cerca de 362 mil euros. Os trabalhos a desenvolver contemplam a recuperação, beneficiação e melhoramentos no Espaço Público. Pretende-se, com esta intervenção, melhorar a qualidade de vida dos munícipes que aqui habitam e fomentar o convívio nesta zona da cidade de Santarém.

De referir que, o projeto foi desenvolvido com base nas características do espaço existente e foi orientado no sentido de preservar ao máximo a segurança dos peões e de proporcionar um melhoramento significativo do espaço publico e da circulação de veículos.

O contrato CIA assinado com a JF de Abitureiras tem como objectivo substituir a caixilharia da Escola EB1 local, num investimento de cerca de 10 mil euros. Os trabalhos a levar a cabo incluem substituição, manutenção, reparação, afinação ou substituição de todo o tipo de portas e janelas interiores e exteriores, tendo em atenção a progressiva e gradual degradação que tem sofrido ao longo do tempo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar da EB1 de Abitureiras.

Leia também...

Movimento proTejo critica Governo por “ressuscitar” barragem do Alvito

Ecologistas defendem a construção de uma Estação de Captação de Água directamente…

Professor que ajudou a criar a escola da Linhaceira deu uma aula no Convento de Cristo

Com uma recriação do professor que teve um papel determinante na criação…

Teatro Sá da Bandeira exibe filme com actor escalabitano

A Criança é o nome do filme que vai ser exibido, no…

HDS organiza Ciclo de Workshops para Prevenção e Controlo da Infecção

No Dia Mundial da Higiene das Mãos, assinalado a 5 de Maio,…