O restauro do manto da rainha Amélia de Orleães, premiado pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), foi um trabalho que o Museu do Santuário de Fátima demorou oito meses a realizar.

Efectuada por uma equipa de especialistas liderada por Cristina Oliveira e Inês Caires, a intervenção de conservação e restauro “visou restabelecer a estabilidade física e melhorar, dentro do protocolo das ciências do património, o aspecto visual da peça que se encontrava em avançado estado de deterioração”, segundo uma nota do Santuário de Fátima, no concelho de Ourém e distrito de Santarém.

Na quinta-feira, o Museu do Santuário foi um dos contemplados com o prémio APOM 2020, pela reabilitação do manto da rainha consorte D. Amélia, mulher do rei D. Carlos, que ao longo de 2019 integrou a exposição temporária “Vestida de Branco”.

“A intervenção, que teve a duração de oito meses, consistiu na desmontagem das várias partes constituintes da peça, na limpeza de sujidades por via mecânica, na planificação do tecido através de humidificação controlada, na fixação da pedraria em destacamento e na montagem da peça, entre outras intervenções consideradas pertinentes”, de acordo com o gabinete de comunicação do Santuário de Fátima.

Leia também...

Cartaxo Sessions de volta com Ecstatic Vision, Astrodome e NancyKnox

As Cartaxo Sessions regressam na sexta-feira, 18 de Outubro, ao Centro Cultural do Cartaxo, com a presença das bandas Ecstatic Vision e Astrodome, logo…

Concurso de Acordeão e Guitarra Portuguesa de Santarém

No próximo sábado, dia 2 de Junho, pelas 21 horas, terá lugar a Gala de Entrega de Prémios do “III Concurso de Acordeão e…

Teatro Sá da Bandeira recebeu a magia do teatro de marionetas “Ninho”

O Teatro Sá da Bandeira, recebeu no dia 28 de Maio, duas sessões do teatro de marionetas O Ninho, a primeira aconteceu de manhã…

Rui Falcão de Campos apresenta “O Rapaz que sorria aos Toiros” em Almeirim

O escritor escalabitano Rui Falcão de Campos e a ilustradora Clara de Brito apresentam, na tarde de sábado, 11 de Janeiro, em Almeirim, o…