O Museu Diocesano de Santarém está a acolher, durante o dia de hoje, o seminário “Os Três Mundos de Santarém”, Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja.
A iniciativa pretende ser uma exposição informativa que contribua para melhor orientar, enquadrar e contextualizar o visitante nos diversos percursos que poderão ser realizados pelo Centro Histórico.
Em paralelo, é ainda inaugurada uma exposição que decorre do projecto dos alunos de Mestrado em Turismo do Departamento de Estudos Lusófonos da Universidade Aix-Marseille e da Cátedra Eduardo Lourenço – Instituto Camões, e “teve como objeto de estudo a cidade de Santarém – através das comunidades muçulmanas, judaicas e cristãs, que a habitaram até ao século XVI”.
O seminário desta manhã reúne contributos de vários especialistas nacionais, bem como alguns dos alunos que desenvolveram este projecto e a tarde conta com “uma visita guiada ao Centro Histórico de Santarém, na qual os alunos finalistas explorarão, sobretudo, a cidade medieval”.
“O dia terminará às 18h00, com a inauguração da exposição “Os Três Mundos de Santarém”, que ficará patente no Pátio da Cisterna do Museu”, segundo o programa.
Esta iniciativa integra também a Temporada Cruzada: Portugal-França 2022.