O Museu Diocesano de Santarém (MDS) vai coordenar a publicação de uma obra com estudos de referência acerca do património cultural do concelho, que contará com contributos de 25 especialistas de diversas áreas.

Em comunicado, o MDS afirma que o trabalho acontece em resposta a uma solicitação da Câmara de Santarém, que contribui com uma verba de 39.900 euros. Além dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos desde maio último, a publicação incluirá “um exaustivo e profissional trabalho fotográfico, para ilustrar o que de mais valioso e identitário se preserva nesta região”.

A obra abordará as “diferentes manifestações patrimoniais, desde o edificado ao imaterial, num período cronológico da Pré-História à Contemporaneidade, com o objectivo principal de divulgação e promoção do património histórico-cultural, religioso, artístico, popular e ambiental do concelho de Santarém”, acrescenta a nota.

O projecto, coordenado cientificamente pela historiadora Maria Emília Vaz Pacheco e pela conservadora e especialista em restauro Eva Raquel Neves, será apresentado no final de 2020.

Leia também...

Praia do Ribatejo comemora 500 anos do Foral de D. Manuel I

A Junta de Freguesia de Praia do Ribatejo, em Vila Nova da…

Misericórdias em jornadas de Museologia

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e a Santa Casa da Misericórdia…

Chamusca anuncia vencedores da 1ª edição da Maratona Fotográfica

O Município da Chamusca acaba de anunciar os oito participantes vencedores do…

Festival Materiais Diversos vai continuar a apostar em espaços de “reencontro e pensamento”

O Festival Materiais Diversos (FMD), que ontem terminou com um concerto de…