O Museu Diocesano de Santarém (MDS) vai coordenar a publicação de uma obra com estudos de referência acerca do património cultural do concelho, que contará com contributos de 25 especialistas de diversas áreas.

Em comunicado, o MDS afirma que o trabalho acontece em resposta a uma solicitação da Câmara de Santarém, que contribui com uma verba de 39.900 euros. Além dos trabalhos que estão a ser desenvolvidos desde maio último, a publicação incluirá “um exaustivo e profissional trabalho fotográfico, para ilustrar o que de mais valioso e identitário se preserva nesta região”.

A obra abordará as “diferentes manifestações patrimoniais, desde o edificado ao imaterial, num período cronológico da Pré-História à Contemporaneidade, com o objectivo principal de divulgação e promoção do património histórico-cultural, religioso, artístico, popular e ambiental do concelho de Santarém”, acrescenta a nota.

O projecto, coordenado cientificamente pela historiadora Maria Emília Vaz Pacheco e pela conservadora e especialista em restauro Eva Raquel Neves, será apresentado no final de 2020.

Leia também...

Livro resgata história de Queixoperra

Agosto começou com pé direito com a apresentação, no passado domingo, 1 de Agosto, do livro “A casa da minha Avó”, de Lurdes Vicente.…

Toy dá concerto em ‘trio eléctrico’ pelas ruas de Santarém

O cantor Toy vai dar um concerto em ‘trio eléctrico’ na próxima sexta-feira, 17 de Julho, em Santarém. O artista vai passar pelas principais…

Cine-Teatro da Chamusca recebe Célia Barroca e o Indifado

O Cine-Teatro da Chamusca recebe no próximo dia 23 de Março, o concerto da Fadista Célia Barroca e o Indifado. A fadista apresentou o…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e o Pastel de Feijão de Torres Novas, os Bons Maridos de Ferreira…