Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O ilustrador Miguel Cardoso vai apresentar, no sábado pelas 21h00, no Museu Diocesano de Santarém (MDS), o projecto “iLUZtrARTE”, que proporcionará aos visitantes “novas chaves de leituras” das peças da exposição permanente.

Em comunicado, o MDS afirma que o projecto “iLUZtrARTE – novas leituras sobre o património”, com início às 21:00 e acesso gratuito, assinalará a Noite Europeia dos Museus.

O museu estará de portas abertas entre as 20:00 e as 24:00 de sábado, sendo os participantes convidados a levarem o seu “diário gráfico” para se associarem à dinâmica do projecto de Miguel Cardoso.

O ilustrador “fará ao vivo uma reinterpretação em ilustração digital” de cada uma das 10 peças da exposição permanente que selecionou, “enquanto se escutará um texto contemporâneo alusivo à temática da peça”, afirma a nota.

“Nesta experiência multimédia imersiva, onde as ilustrações vão surgir projetadas no espaço do próprio museu, pretendemos dar aos visitantes novas chaves de leitura sobre as peças do museu através da desconstrução das mesmas, em tempo real, pelo ilustrador”, acrescenta.

Segundo o MDS, o objectivo é “promover o gosto pela arte contemporânea e pela produção artística através dos meios tradicionais, mas também digitais, acompanhado pela escuta de textos alusivos às temáticas em representação”.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, que este ano tem por tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, as visitas ao MDS e à Catedral de Santarém serão gratuitas, num convite a, num “espaço privilegiado de contacto com a Arte”, uma “reflexão individual sobre a forma como os museus podem contribuir para o bem-estar e a sustentabilidade”.

Às 11:00 e às 15:00 de dia 18, serão realizadas visitas guiadas, gratuitas mediante inscrição prévia, “para conhecer melhor a coleção em exposição permanente, percorrendo o edifício e a sua história”, acrescenta.

A Noite dos Museus foi criada pelo Ministério da Cultura da França em 2005, acontecendo na noite de sábado para domingo mais próxima ao Dia Internacional dos Museus (organizado desde 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus), com a abertura extraordinária dos museus à noite.

Com o tema deste ano, o ICOM procura promover o bem-estar para todos em todas as idades, em especial no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social, tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.

Leia também...

Patriarca de Lisboa lembra em Fátima os nefastos fogos que dizimam vidas

O patriarca de Lisboa, Rui Valério, lembrou , em Fátima, “os nefastos incêndios que destroem a floresta” e “dizimam vidas”, e apelou à oração…

Chamusca recebe “Agendas Locais para a Gestão de Recursos”

Após a edição de “Agendas Locais 2016”, irá realizar-se nova edição das “Agendas Locais para a Gestão de Recursos” no próximo dia 3 de…

Hoje o concelho de Coruche em debate. Debates autárquicos já somam mais de 43 mil visualizações

Debates autárquicos já somam mais de 43 mil visualizações e Coruche é o próximo concelho em destaque – O ciclo de debates autárquicos promovido…

Suspeito de tráfico de droga detido com dezenas de doses de cocaína e haxixe

Homem de 50 anos tem antecedentes criminais por ilícitos de furto e roubo.