Foto de Arquivo
Foto de Arquivo

O ilustrador Miguel Cardoso vai apresentar, no sábado pelas 21h00, no Museu Diocesano de Santarém (MDS), o projecto “iLUZtrARTE”, que proporcionará aos visitantes “novas chaves de leituras” das peças da exposição permanente.

Em comunicado, o MDS afirma que o projecto “iLUZtrARTE – novas leituras sobre o património”, com início às 21:00 e acesso gratuito, assinalará a Noite Europeia dos Museus.

O museu estará de portas abertas entre as 20:00 e as 24:00 de sábado, sendo os participantes convidados a levarem o seu “diário gráfico” para se associarem à dinâmica do projecto de Miguel Cardoso.

O ilustrador “fará ao vivo uma reinterpretação em ilustração digital” de cada uma das 10 peças da exposição permanente que selecionou, “enquanto se escutará um texto contemporâneo alusivo à temática da peça”, afirma a nota.

“Nesta experiência multimédia imersiva, onde as ilustrações vão surgir projetadas no espaço do próprio museu, pretendemos dar aos visitantes novas chaves de leitura sobre as peças do museu através da desconstrução das mesmas, em tempo real, pelo ilustrador”, acrescenta.

Segundo o MDS, o objectivo é “promover o gosto pela arte contemporânea e pela produção artística através dos meios tradicionais, mas também digitais, acompanhado pela escuta de textos alusivos às temáticas em representação”.

No Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, que este ano tem por tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, as visitas ao MDS e à Catedral de Santarém serão gratuitas, num convite a, num “espaço privilegiado de contacto com a Arte”, uma “reflexão individual sobre a forma como os museus podem contribuir para o bem-estar e a sustentabilidade”.

Às 11:00 e às 15:00 de dia 18, serão realizadas visitas guiadas, gratuitas mediante inscrição prévia, “para conhecer melhor a coleção em exposição permanente, percorrendo o edifício e a sua história”, acrescenta.

A Noite dos Museus foi criada pelo Ministério da Cultura da França em 2005, acontecendo na noite de sábado para domingo mais próxima ao Dia Internacional dos Museus (organizado desde 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional dos Museus), com a abertura extraordinária dos museus à noite.

Com o tema deste ano, o ICOM procura promover o bem-estar para todos em todas as idades, em especial no que diz respeito à saúde mental e ao isolamento social, tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos, proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, sensibilizando para a perda da biodiversidade.

Leia também...

Congresso das Escolas Superiores Agrárias reúne conhecimento científico em Santarém

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) vai organizar, nos dias 3 e 4 de Novembro de 2022, o IV Congresso Nacional das Escolas…

Palestra com o historiador Jorge Custódio na Casa do Brasil

O auditório da Casa do Brasil, em Santarém, vai receber uma palestra com o tema “Monumentos e Elites. Patrimoniais: os valores históricos da herança…

Matos Gomes foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever sobre a Guerra Colonial

O coronel Carlos Matos Gomes, que morreu hoje em Lisboa, aos 78 anos, foi um dos Capitães de Abril e dos primeiros a escrever…

Cine-Teatro Paraíso recebe Festival Tomar Jazz de 25 a 27 de Maio

O Cine-Teatro Paraíso, em Tomar, vai acolher o evento Festival Tomar Jazz de 25 a 27 de Maio. Uma iniciativa organizada pelo Município de…