A segunda sessão do Conversas com Música, no Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), realiza-se no próximo dia 24 de novembro, às 16 horas, com a participação especial do alaudista Rui Araújo. O tema desta sessão será «o azulejo barroco português no Museu Municipal Carlos Reis e no Palácio dos Marqueses de Fronteira».

O Museu Municipal Carlos Reis possui nas suas colecções azulejo polícromo português (padrão) dos finais do século XVII. A partir da peça do museu viajar-se-á pelo mundo de erudição e sátira que marcam os azulejos do Palácio dos Marqueses de Fronteira. Esta sessão contará com uma análise e descrição da peça do museu e centrar-se-á grandemente nos temas musicais representados no Palácio Fronteira. Contará ainda com um pequeno recital de alaúde com música da época barroca.

Rui Araújo é natural de Lisboa e iniciou os seus estudos no campo da música como aluno da Escola de Música de Linda-a-Velha em guitarra clássica, tendo-se transferido depois para a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, onde finalizou o curso de Alaúde e frequentou a licenciatura em Alaúde no Curso de Música Antiga da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo no Porto. É doutorando em Musicologia Histórica do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e é actualmente investigador integrado do CESEM, fazendo parte do grupo de investigação Estudos de Música Antiga, onde trabalha como de técnico de investigação.

O Conversas com Música é dinamizado pela Doutora Luzia Aurora Rocha, investigadora da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH/CESEM) e consultora científica do Museu Municipal Carlos Reis e da Casa dos Patudos Museu de Alpiarça para as áreas da Música e Musicologia, e a iniciativa pretende oferecer ao público a possibilidade de se reencontrar no museu, revelando o seu papel enquanto lugar de debate científico e de intercâmbios artísticos.

A próxima sessão do Conversas com Música está marcada para 16 de fevereiro numa edição especial do aniversário de Carlos Reis. As entradas nesta iniciativa são grátis e não é necessária marcação prévia.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Hospital de Santarém – Uma homenagem sentida aos ‘homens e mulheres’ da Linha da Frente

Especial 130 anos do Jornal Correio do Ribatejo O mundo mudou há…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…