O Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque irá dinamizar um Ciclo de Conferências intitulado “A Vala de Azambuja: memória e sustentabilidade”, no Auditório Municipal de Azambuja, nos dias 15 e 16 de Junho e estão divididas em quatro painéis.

No dia 15, tem início o primeiro painel “Cultura e Lezíria” que irá destacar temas como “Comunidades pesqueiras do Tejo – património e identidade”, “Trabalho e condição na Lezíria Ribatejana”, “Os Avieiros depois do sável”, ” O rio e a planície: uma perspetiva turístico-literária sobre o Tejo e a Lezíria”, seguindo-se um período de debate.

O segundo painel “O Tejo e o ecossistema ribeirinho” irá abordar questões como “As zonas húmidas e a sua importância para a conservação da biodiversidade – o Baixo Tejo”, “O tejo – de selvagem a domado”, “Estuário do Rio Tejo entidade viva e dinâmica com qualidade dependente de afluentes naturais e artificiais (o caso da Vala de Azambuja) ” e ainda, “Gestão da Vala de Azambuja – Contributos para a melhoria agrícola e ambiental”. 

O dia 16 arranca com terceiro painel “A Vala e o seu património edificado” através da discussão de tópicos como “Navegar o Tejo pela Vala de Azambuja, de Itália para Portugal: direito e engenharia na construção da Vala d’Azambuja (1840-1850)”, “Vala de Azambuja: o Palácio e as suas Relações Paisagísticas”, seguindo-se um período de debate.

O último painel “Turismo e Sustentabilidade” irá debater assuntos como a “Reabilitação e valorização da Vala de Azambuja”, “Um olhar sobre a biodiversidade e os serviços dos ecossistemas”, “Peixe do Rio – o que é doce nunca amargou”, seguindo-se a sessão de encerramento.

Em ambos os dias, para o período da tarde, estão previstas as actividades como a visita ao Museu Municipal Sebastião Arenque, a realização do percurso pedestre junto à Vala e o passeio de barco no famoso “varino”.

A participação é gratuita, mas mediante inscrição, que deverá ser realizada através do preenchimento do formulário online, até ao dia 30 de Abril.

É importante referir, que este ciclo de conferência se trata de uma formação certificada para professores, com um total de 14 horas, no entanto é aberta a toda a população.

Para mais informações deverá contactar o Museu Municipal Sebastião Mateus Arenque através 263 400 447 ou pelo e-mail conferencias.valadeazambuja@gmail.com

Leia também...

Centro de recuperação de feridos da guerra vai abrir no concelho de Ourém

Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir…

No Cartaxo há “Histórias com Teatro Dentro”

As histórias escondidas dentro dos livros vão saltar das páginas cá para…

Fábrica da Tupperware fecha e deixa 200 trabalhadores no desemprego

A fábrica da Tupperware instalada em Montalvo, Constância, vai encerrar a atividade…

Vacina portuguesa quer estar no mercado em 2022 mas precisa de apoio do Estado

A vacina contra a covid-19 que está a ser desenvolvida pela Immunethep,…