No sábado, dia 25 de novembro, a Câmara Municipal do Cartaxo assinalou o 38.º Aniversário do Museu Rural e do Vinho com a inauguração da exposição Chita – Tradição e Identidade. A exposição é composta por mais de cinquenta vestidos e acessório de moda.

Ao promover um olhar sobre o uso de vestidos confecionados com um tecido que seria dos mais acessíveis à população, o Museu Rural e do Vinho propõe-se dar a conhecer as modistas que, com sua criatividade e com a sua arte, elevaram o vestido de chita a protagonista de desfiles ou concursos e a peça central de momentos marcantes na vida de raparigas e mulheres – tornando-o parte integrante da história social e cultural do concelho.

A exposição Chita – Tradição e Identidade integra vestidos oriundos de todas as freguesias do concelho e pode ser visitada até ao dia 21 de Janeiro de 2024.

Leia também...

Mestre José Silva Matos homenageado em Rio Maior

A Associação Judo Santarém – AJDS e a Casa do Povo de Rio Maior organizaram, no último fim de semana na cidade de Rio…

Festival Entretanto com Pedro Mafama e Rita Vian em Alcanena

Pedro Mafama e Rita Vian são dois dos artistas anunciados para a primeira edição do festival cultural Entretanto, que vai decorrer em Alcanena entre…

Ex-presos políticos relatam experiências no Centro Humberto Delgado em Torres Novas

O Centro Humberto Delgado (CHUDE), em Brogueira, Torres Novas, retoma no domingo as sessões ‘Rodas de Conversa’, que incidem sobre a liberdade, democracia e…

Escola Superior de Educação assinalou Dia Nacional da Cultura Científica

Na passada sexta-feira, dia 23 de Novembro, comemorou-se o Dia Nacional da Cultura Científica na Escola Superior de Educação (ESES) do Instituto Politécnico de…