Os Presépios de Sal estão de volta a Rio Maior. São 41 os presépios, dos mais variados tamanhos, que vão dar uma nova vida à aldeia de Marinhas do Sal, a partir do dia 23 de Novembro e até 5 de Janeiro. Além deste grande evento, a edição de 2024 do Natal em Rio Maior, organizada pela Câmara Municipal, contará ainda com a iniciativa “Natal Rio Maior”, a decorrer no centro da cidade até 6 de Janeiro, e que terá uma pista de gelo, insufláveis, uma rampa de boias, carrosséis, entre outras actividades para crianças e famílias. A entrada é livre em ambos os eventos.

“Todos os anos, milhares de pessoas vão até às Salinas de Rio Maior – as únicas salinas interiores em pleno funcionamento em toda a Europa – apreciar os Presépios de Sal, peças feitas por artesãos e comerciantes locais que usam esta matéria-prima ali produzida para criar obras únicas no País. E esta, sendo a principal, é apenas uma das muitas atrações das nossas comemorações de Natal. A Câmara Municipal irá disponibilizar vários equipamentos de diversão e actividades quer nas Marinhas do Sal, quer no centro da cidade, para que todos – e em particular mais novos – possam viver o espírito do Natal em Rio Maior”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias.

A inauguração das comemorações de Natal está marcada para 23 de Novembro (sábado), às 18h, na Praça da República, e contará com as presenças do Presidente e vereadores da Câmara de Rio Maior. O evento terá fogo de artifício, atuações do St. Dominics Gospel Choir e da Bandinha de Natal e vários personagens de Natal, a que se seguirá uma visita a ambas as iniciativas.

Tenda de Natal, Comboio de Natal e Labirinto do Vale Encantado

O Jardim Municipal de Rio Maior concentrará grande parte dos equipamentos de diversão. No local estará a Tenda de Natal, com uma pista de gelo, insufláveis, rampa de boias e um mercadinho de Natal – com diversas bancas ligadas ao artesanato local –, bem como carrosséis, instalados ao lado da estrutura.

Nas comemorações não podia faltar a Casa do Pai Natal: haverá uma na Praça do Comércio, na cidade de Rio Maior, e outra na aldeia de Marinhas do Sal.

O tradicional Comboio de Natal facilitará a deslocação pelos vários pontos de atração, uma vez que fará a ligação entre a cidade e as Salinas de Rio Maior, com paragens no Parque Rio, onde está a maior Árvore de Natal da cidade; no Jardim Municipal; e junto à Praça da República, onde se encontra o Túnel de Natal.

Os Presépios de Sal poderão ser observados nas várias lojas da aldeia e em alguns pontos em seu redor, com destaque para os grandes presépios, construídos com várias toneladas de sal: um da Câmara Municipal de Rio Maior, um da Cooperativa dos Produtores de Sal e outro da Loja do Sal.

O evento conta ainda com o Labirinto do Vale Encantado, onde pequenos e graúdos poderão circular neste espaço alusivo a uma aldeia de gnomos.

Natal em todas as freguesias de Rio Maior

Esta ano, a Câmara Municipal de Rio Maior volta a levar o Natal a todas as Freguesias do Concelho. Com a iniciativa “Circulando o Natal”, a peça Natal às Avessas, dedicada às crianças, chegará a 13 espaços de espetáculos.

Ainda no âmbito destas comemorações, o concurso “Rota de Natal” volta a desafiar os riomaiorenses a decorar as suas casas e espaços comerciais, premiando as cinco decorações natalícias mais criativas. Os vencedores serão conhecidos entre 26 e 30 de dezembro.

Leia também...

Ex-presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém destaca potencial arqueológico em escombros de derrocada

O antigo presidente da Associação de Defesa do Património de Santarém, Vasco Serrano, considera necessária uma intervenção arqueológica no sítio onde colapsaram recentemente estruturas…

Relação força ARS-LVT a quebrar ‘sigilo profissional’ em surto de Covid-19

O Tribunal da Relação de Évora considerou que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) não pode invocar “sigilo…

Mais de cem ocorrências na Lezíria do Tejo até às 12h00

O mau tempo provocou até às 12h00 de hoje 105 ocorrências na Lezíria do Tejo, a maioria inundações, e levou ao corte da Estrada…

Santarém recebe investigadores do projecto ‘Resiliência nos Territórios’

  Uma Comitiva Internacional constituída por 25 investigadores/as, provenientes do Canadá, China, Japão, Bangladesh, Índia, Paquistão, Irão, Brasil, México, Itália, Estados Unidos da América…