Os Presépios de Sal estão de volta a Rio Maior. São 41 os presépios, dos mais variados tamanhos, que vão dar uma nova vida à aldeia de Marinhas do Sal, a partir do dia 23 de Novembro e até 5 de Janeiro. Além deste grande evento, a edição de 2024 do Natal em Rio Maior, organizada pela Câmara Municipal, contará ainda com a iniciativa “Natal Rio Maior”, a decorrer no centro da cidade até 6 de Janeiro, e que terá uma pista de gelo, insufláveis, uma rampa de boias, carrosséis, entre outras actividades para crianças e famílias. A entrada é livre em ambos os eventos.

“Todos os anos, milhares de pessoas vão até às Salinas de Rio Maior – as únicas salinas interiores em pleno funcionamento em toda a Europa – apreciar os Presépios de Sal, peças feitas por artesãos e comerciantes locais que usam esta matéria-prima ali produzida para criar obras únicas no País. E esta, sendo a principal, é apenas uma das muitas atrações das nossas comemorações de Natal. A Câmara Municipal irá disponibilizar vários equipamentos de diversão e actividades quer nas Marinhas do Sal, quer no centro da cidade, para que todos – e em particular mais novos – possam viver o espírito do Natal em Rio Maior”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Filipe Santana Dias.

A inauguração das comemorações de Natal está marcada para 23 de Novembro (sábado), às 18h, na Praça da República, e contará com as presenças do Presidente e vereadores da Câmara de Rio Maior. O evento terá fogo de artifício, atuações do St. Dominics Gospel Choir e da Bandinha de Natal e vários personagens de Natal, a que se seguirá uma visita a ambas as iniciativas.

Tenda de Natal, Comboio de Natal e Labirinto do Vale Encantado

O Jardim Municipal de Rio Maior concentrará grande parte dos equipamentos de diversão. No local estará a Tenda de Natal, com uma pista de gelo, insufláveis, rampa de boias e um mercadinho de Natal – com diversas bancas ligadas ao artesanato local –, bem como carrosséis, instalados ao lado da estrutura.

Nas comemorações não podia faltar a Casa do Pai Natal: haverá uma na Praça do Comércio, na cidade de Rio Maior, e outra na aldeia de Marinhas do Sal.

O tradicional Comboio de Natal facilitará a deslocação pelos vários pontos de atração, uma vez que fará a ligação entre a cidade e as Salinas de Rio Maior, com paragens no Parque Rio, onde está a maior Árvore de Natal da cidade; no Jardim Municipal; e junto à Praça da República, onde se encontra o Túnel de Natal.

Os Presépios de Sal poderão ser observados nas várias lojas da aldeia e em alguns pontos em seu redor, com destaque para os grandes presépios, construídos com várias toneladas de sal: um da Câmara Municipal de Rio Maior, um da Cooperativa dos Produtores de Sal e outro da Loja do Sal.

O evento conta ainda com o Labirinto do Vale Encantado, onde pequenos e graúdos poderão circular neste espaço alusivo a uma aldeia de gnomos.

Natal em todas as freguesias de Rio Maior

Esta ano, a Câmara Municipal de Rio Maior volta a levar o Natal a todas as Freguesias do Concelho. Com a iniciativa “Circulando o Natal”, a peça Natal às Avessas, dedicada às crianças, chegará a 13 espaços de espetáculos.

Ainda no âmbito destas comemorações, o concurso “Rota de Natal” volta a desafiar os riomaiorenses a decorar as suas casas e espaços comerciais, premiando as cinco decorações natalícias mais criativas. Os vencedores serão conhecidos entre 26 e 30 de dezembro.

Leia também...

Cartaxo recebe comunidade escolar

Recepção à Comunidade Escolar conta com entrega de diplomas e medalhas aos profissionais do ensino que completam 25 anos de carreira no concelho do…

Câmara de Santarém assina protocolo de cedência de instalações ao Rotary Club de Santarém

A Câmara Municipal de Santarém assinou na tarde do passado dia 18 de Setembro, uma adenda ao protocolo de cedência de instalações ao Rotary…

Rio Maior assinala 187 anos de “uma bonita história”

O Município de Rio Maior assinalou 187 anos do Concelho com uma sessão comemorativa, no cine-teatro municipal, na manhã de segunda-feira (dia 6), durante…

Prisão preventiva para suspeito de esfaquear rapariga em Abrantes

Um jovem de 21 anos, indiciado pela prática de um crime de ofensa à integridade física grave, na sequência do esfaqueamento de uma rapariga…