Produtos e serviços dos sectores agro-alimentar, construção, materiais de construção e obras públicas, metalomecânica, mobiliário e decoração, reciclagem e ambiente, transportes, software e IT, vestuário, calçado e acessórios, produtos químicos, de cosmética e limpeza, e hotelaria e turismo são os mais procurados pelas empresas estrangeiras participantes, que vão estar na região entre 21 e 23 de Outubro para reunir com empresas da região. O NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo está agora a receber inscrições de empresários locais.
A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está a preparar a 8.ª edição do NERSANT Business – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que reúne anualmente na região dezenas de compradores internacionais interessados em conhecer a oferta de produtos e serviços das empresas locais.
Com carácter multissetorial, o evento pretende alavancar os negócios internacionais das empresas da região dos diversos sectores de actividade. No briefing realizado aos diversos países já confirmados no evento até ao momento – 24 no total – destaca-se o interesse em produtos e serviços relacionados com o sector agro-industrial, nomeadamente vinhos, azeites, vinagres, charcutaria, doces e compotas, sal e especiarias, molhos, sumos, fruta e frutos secos, conservas, sobremesas e gelados, lacticínios e congelados. No âmbito deste sector, muitas empresas procuram, ainda, sistemas de rega e drenagem, bem como rações para animais.
Também a construção e obras públicas está em destaque nesta edição do NERSANT Business. Empresas de vários países procuram produtos e serviços deste sector e fileira correspondente, nomeadamente materiais de construção, caixilharia, tubagens e isolamentos, estores e portões, produtos em pedra, mas também máquinas de apoio, como dumpers, e jardins e espaços verdes, incluindo plantas de exterior. Também os equipamentos associados a este sector estão em destaque, em especial os associados ao WC (lavatórios e bases de duche) e cozinhas. Associado a este sector está ainda o do mobiliário e decoração para diversos espaços, incluindo escritórios, bem como o sector da metalomecânica que é definido como objectivo prioritário por diversos mercados.
No âmbito da reciclagem e ambiente, onde existem, de igual modo, diversas oportunidades, é indicado interesse específico na reciclagem e tratamento de resíduos e na reciclagem de sucatas. Plásticos reciclados, painéis solares e energias renováveis são outros dos interesses associados a este sector.
Diversos países estrangeiros referiram ainda interesse em conhecer empresas locais na área dos transportes, software e tecnologias de informação (software de gestão, consultoria e contabilidade), vestuário, calçado, acessórios, cosmética, químicos e produtos de limpeza. O sector da hotelaria e turismo é também referenciado por diversos mercados.
As empresas da região interessadas em integrar a agenda de reuniões com as empresas estrangeiras presentes podem consultar informação inerente ao evento no portal do mesmo, em www.business.nersant.pt ou solicitar mais informações através dos contactos business@nersant.pt ou 249 839 500.
De referir que na última edição do NERSANT Business, realizada em Tomar em Outubro de 2018, o evento contou com 38 delegações estrangeiras presentes e totalizou a realização de mais de 1000 reuniões B2B. Neste momento, a NERSANT está ainda a receber acreditação de empresas estrangeiras, esperando-se que esta edição supere o número de delegações internacionais presentes na edição anterior.
O NERSANT Business 2019 integra uma das acções do projecto “Negócios no Mundo”, vocacionado para a potencialização da internacionalização das PME nacionais. O mesmo pretende envolver directamente 150 empresas de Portugal Continental que apresentam reduzidos valores de exportação, que procuram diversificar a sua presença no exterior, bem como a sua rede de parceiros internacionais em novos mercados.
O “Negócios no Mundo” é um projecto financiado pelo Portugal 2020 e resulta de uma candidatura da AIP – Associação Industrial Portuguesa ao Sistema de Incentivos “Internacionalização das PME”, na modalidade de Projectos Conjuntos, em copromoção com sete associações empresariais. São elas a NERSANT, a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (Castelo Branco), NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve (Faro), NERBE – Núcleo Empresarial da Região de Beja, AEBAL – Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Beja), NERC – Associação Empresarial da Região da Coimbra, NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora e a NERPOR – Associação Empresarial da Região de Portalegre.