Num mundo globalizado, as empresas e os blocos económicos estão sujeitos às interacções e performance dos diversos mercados. A plena inserção nas dinâmicas da globalização coloca desafios que se renovam e intensificam, num quadro de aceleração das transformações tecnológicas e das mutações socio-económicas e exigências ambientais.

As empresas da Lezíria do Tejo não estão sozinhas. Competem e cooperam, de forma mais ou menos intensa, num mercado global que define os contornos competitivos que podem alavancar a sua sustentabilidade, nas múltiplas vertentes. Neste sentido, importa caracterizar o conjunto das forças e tendências externas que podem influenciar as estratégias competitivas das empresas da Lezíria do Tejo.

Foi tendo em conta esta realidade que a NERSANT e a CIMLT, no âmbito do projecto financiado Lezíria + Sustentável, lançaram o estudo de identificação dos ‘gaps’ de sustentabilidade e riscos económicos existentes na região da Lezíria do Tejo, com foco nos sectores de actividade mais relevantes como o complexo agro-florestal, transportes e logística, metalomecânica e resíduos.

O estudo já disponível tem como objectivo contribuir para a modificação e qualificação das estratégias de intervenção das empresas e demais actores da região, incorporando a sustentabilidade e a cooperação para a sustentabilidade na sua gestão, ao compreenderem em concreto os riscos e falhas recorrentes susceptíveis de comprometer, a curto prazo, as estratégias actuais das empresas. Foram, assim, identificados os riscos e as preocupações mais prementes que as empresas enfrentam e apontadas aquelas que são consideradas as principais tendências a que estes sectores vão estar sujeitos nos próximos anos.

Foram ainda apontados os principais desafios e as oportunidades que as empresas da Lezíria do Tejo, para os sectores em estudo, devem estar preparadas para enfrentar e incorporar nos seus processos de decisão e como a constituição de uma rede de circularidade na região pode ajudar a alavancar esses desafios. Por fim, foram identificadas algumas das medidas – ‘call to action’ – que podem ser tomadas, tendo em vista o colmatar de riscos e o fazer face aos desafios.

Os interessados em consultar ou efectuar download do estudo podem fazê-lo no portal da NERSANT, na área do projecto Lezíria + Sustentável, em http://www.nersant.pt/projetos/financiados/leziria-sustentavel/, ou no portal da CIMLT, em https://www.cimlt.eu/actividades/gestao-de-programas-e-projectos/leziria-sustentavel.

Para mais informações, está disponível o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através dos contactos 249 839 500 ou datic@nersant.pt.

De referir que o Lezíria + Sustentável é um projecto promovido pela NERSANT e pela CIMLT, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo.

Leia também...

Detido homem de 75 anos suspeito de atear fogos no concelho de Ourém

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter detido um homem, de 75 anos, pela suposta prática de, pelo menos, dois crimes de incêndio florestal…

Hospital Distrital de Santarém investe 2,1 milhões de euros em 2020

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) investiu cerca de 2,1 milhões de euros em 2020, tendo uma fatia importante deste montante sido destinada à…

Museu ferroviário convida a entrar no Comboio Real

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento, celebra o aniversário do Caminho-de-Ferro em Portugal de sexta-feira a domingo, com visitas guiadas, incluindo ao Comboio…

Governador do Distrito 1960, visita Rotary Clube de Santarém em dia de aniversário

O Governador do Distrito 1960, Paulo Taveira de Sousa, visitou o Rotary Clube de Santarém no passado dia 24 de Setembro, dia em que…