Depois de ter inaugurado em 2016 a Startup Santarém, a NERSANT acaba de alargar a sua rede de incubadora de empresas – a que chama “Startup Ribatejo” – com a inauguração, dia 20 de Junho, da Startup Ourém, precisamente um ano após a assinatura do protocolo que formalizou a parceria entre a associação empresarial e o Município.

A inauguração integrou o programa do Dia da Cidade de Ourém e contou com a presença do Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, Hélder Miguel, da Presidente da Direcção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, do Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Maria Salomé Rafael, enfatizou no discurso da sessão inaugural, o percurso de apoio ao empreendedorismo da NERSANT. “Há mais de 20 anos que apoiamos o empreendedorismo e a criação de empresas. Apesar de ser um conceito que está na moda, praticamo-lo há muito tempo, desde o apoio ao empreendedorismo nas escolas, desde o ensino básico ao secundário, até ao apoio à criação efectiva de empresas. Temos neste momento sete colaboradores inteiramente dedicados ao apoio ao empreendedorismo”, referiu a Presidente da Direcção da NERSANT, que fez questão de vincar que, graças também a este apoio, “as startups apoiadas pela NERSANT têm uma taxa de mortalidade de 11% ao fim de dois anos, percentagem consideravelmente melhor que a média nacional, que está nos 48%”.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Albuquerque, afirmou que “este é um passo importante sobretudo para os jovens do concelho que queiram dar os primeiros passos no mundo empresarial e que não têm possibilidade de ter um espaço próprio para a sua empresa”.

Hélder Miguel, Presidente do Núcleo NERSANT de Ourém, que passa agora também a estar instalado nesta infraestrutura, mostrou-se visivelmente emocionado com a criação da Startup Ourém. No seu discurso inspirador, garantiu que “a direcção deste núcleo tudo vai fazer para apoiar a criação e desenvolvimento de empresas neste concelho e para dinamizar o espaço agora criado”.

A Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque abordou a importância do poder local e do trabalho em rede, congratulando a NERSANT e o Município “por serem um exemplo desta dinâmica”. Afirmou ainda que “é extremamente importante a criação de infraestruturas para fixar jovens na região e quadros qualificados nesta região”, enfatizando posteriormente os apoios do Governo para apoiar o desenvolvimento regional, nomeadamente o SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego, “cujas candidaturas vão reabrir em breve e com novidades que vão agradar as novas empresas”.

A nova infraestrutura, cujas cedência do espaço e obras de adaptação estiveram ao cargo do Município, vai agora poder acolher 30 empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, para além de acolher o Núcleo NERSANT de Ourém, que se muda para o espaço para prestar apoio técnico e esclarecimentos aos empreendedores incubados, apoiar tecnicamente o desenvolvimento de novas ideias de negócio, dinamizar acções de informação e formação e até estruturar eventuais candidaturas a fundos comunitários.

De referir que a Startup Ourém está situada no edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, na Praceta Professor António de Oliveira, na cidade de Ourém, após a realização de obras de adaptação. Neste momento, estão já instaladas quatro empresas, tendo o espaço capacidade para receber 30.

Leia também...

Santarém tem três casas de renda acessível a sorteio

As candidaturas podem ser submetidas até 24 de Janeiro de 2022

Mercadona cria 65 novos empregos com abertura de nova loja em Santarém

Em 2022.

Mercadona constrói maior bloco logístico da empresa em Almeirim

A Mercadona, maior cadeia espanhola de supermercados, anunciou que vai construir um…

‘Casa em Santarém’ nomeada para o prémio internacional de arquitectura

O projecto ‘Casa em Santarém’ da empresa dp arquitectos está nomeado para…