No âmbito da sua participação na MIPIM 2026, uma das mais importantes feiras do setor imobiliário a nível internacional, que decorre entre 09 e 13 de março em Cannes, França, a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara de Comércio e Indústria dinamizou hoje a mesa-redonda “NUT II Oeste e Vale do Tejo: Áreas de Localização Empresarial e novos instrumentos para as empresas”, dedicada à promoção deste novo território.
A iniciativa discutiu estratégias de captação de investimento, o papel das Áreas de Localização Empresarial e novas formas de cooperação territorial entre municípios e entidades empresariais.
A mesa-redonda, que reuniu os autarcas da região que integram a comitiva presente na MIPIM 2026 com a NERSANT, no stand conjunto de promoção territorial, “constituiu um momento de reflexão estratégica sobre o novo enquadramento resultante da criação da NUT II Oeste e Vale do Tejo”, analisando de que forma esta reorganização “poderá traduzir-se em oportunidades concretas para o investimento e para o desenvolvimento do tecido empresarial da região”, refere a Associação Empresarial em comunicado.
Durante o debate, foi destacado que a constituição desta nova NUT II “representa uma mudança estrutural na forma de planear e financiar o território, com impacto direto nas empresas e no desenvolvimento económico regional”, destaca.
A sessão assumiu-se também como a primeira ação pública conjunta das três comunidades intermunicipais que integram esta unidade territorial – Comunidade Intermunicipal do Oeste, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – centrada na identificação de estratégias “para transformar este novo enquadramento em oportunidades de investimento e crescimento”, sublinha.
Entre os temas em análise estiveram o papel das Áreas de Localização Empresarial (ALE) na atração de investimento, a criação de emprego, o reforço da competitividade regional e o contributo destes espaços para a transição energética e digital das empresas.
A sessão teve ainda como objetivo lançar as bases para um ciclo de cooperação prática entre as três comunidades intermunicipais, duas associações empresariais e os 34 municípios que integram o território da nova NUT II.
No final da mesa-redonda, foi apresentada uma proposta de reflexão conjunta sobre a forma como o Programa de Desenvolvimento de Áreas de Localização Empresarial e o enquadramento dos instrumentos de financiamento do Portugal 2030 e do PTRR – Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência podem ser operacionalizados neste novo território.
Entre as propostas apresentadas destacam-se a criação de um mapa conjunto de Áreas de Localização Empresarial do Oeste e Vale do Tejo, o desenvolvimento de uma plataforma de simplificação administrativa para as ALE, a implementação de um programa conjunto de captação de investimento, a definição de uma agenda de transição energética e digital nestes espaços empresariais e a constituição de um Grupo de Trabalho Permanente envolvendo a NERSANT, a AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste e as comunidades intermunicipais da Lezíria do Tejo, do Médio Tejo e do Oeste.
