NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e AECRM – Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior firmaram uma parceria em prol do desenvolvimento empresarial de Rio Maior. O lançamento desta união aconteceu no dia 16 de Julho, com a organização de um seminário conjunto onde foram apresentados diversos projectos de apoio às empresas.

A sessão aconteceu nas instalações do CNIRM, com a presença de cerca de 70 empresas do concelho de Rio Maior. Na reunião, onde marcaram presença António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, Lopes Candoso, Vereador das actividades económicas e apoio às empresas e empreendedorismo e Sérgio Ferreira, Presidente da Direcção da AECRM, foi referida pelas três entidades a importância desta parceria, que tem como objectivo acelerar dinâmicas de inovação, criação de empresas e geração de emprego qualificado ligado às actividades de conhecimento intensivo, numa lógica de dinamização de espaços de promoção do empreendedorismo e acolhimento empresarial como ferramentas importantes para o desenvolvimento e reforço da economia e criação de riqueza nesta região.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, disse mesmo no seminário que “este é o ponto de partida para esta associação reforçar o apoio às empresas deste concelho”, prosseguindo com a apresentação de algumas iniciativas e projectos de apoio ao tecido empresarial. Começou por ser analisado um dos maiores desafios das empresas actualmente – o RGPD – tendo a associação mostrado, a título de exemplo, o trabalho que desenvolveu neste domínio.

De seguida, a NERSANT apresentou os sistemas de incentivos e apoios disponíveis para as empresas, como o SI2E, que permite a obtenção de financiamento para obras e equipamentos, a Linha de Crédito Capitalizar Mais, Mecanismo de Apoio ao Investimento e Fundo de Maneio, a ADN Startup, Linha de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio que disponibiliza um montante global de até 10 milhões de euros para apoiar o acesso ao financiamento bancário de novas microempresas e os Vales (Inovação, Empreendedorismo, Internacionalização, I&D e Indústria 4.0).

Foram ainda apresentados alguns dos projectos da NERSANT que têm impacto positivo junto das empresas, tais como o NERSANT Business 2018 – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que se realiza de 15 a 17 de Outubro em Tomar e que pretende alavancar as exportações regionais, e ainda dois projectos de formação-acção financiados a 90 por cento: o Move PME, direccionado para qualquer sector de actividade e o Melhor Turismo 2020, direccionado para o sector da hotelaria e turismo. Em ambos, a associação empresarial coloca um consultor especializado a analisar a empresa e a implementar um plano de acção com vista ao incremento da sua competitividade.

No final da sessão, muitas foram as questões colocados pelas cerca de 70 empresas presentes, auspiciando-se um reforço do relacionamento e apoio da NERSANT neste território, em parceria com o CNIRM e a AECRM.

Leia também...

Empresa com 20 trabalhadores infectados com a covid-19 autorizada a retomar provisoriamente a laboração

A empresa Marinhave, em Benavente, onde foram confirmados 20 trabalhadores com a covid-19, foi autorizada a restabelecer provisoriamente a laboração, condicionada à proibição da…

Endesa com nota mais alta no concurso para a conversão da central do Pego

A Endesa obteve a melhor pontuação do júri, entre as seis propostas participantes, para a reconversão da Central Termoeléctrica do Pego, em Abrantes (Santarém),…

CIMLT realiza estudo para saber necessidades do mercado de trabalho da região

A Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) está a desenvolver uma actualização do ‘Estudo para a Antecipação das Necessidades de Qualificações na Lezíria…

Meia centena de pequenos negócios encerraram em Santarém

Cerca de meia centena de pequenos negócios encerraram no concelho de Santarém desde o início da pandemia da covid-19, em Março de 2020, segundo a…