NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e AECRM – Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior firmaram uma parceria em prol do desenvolvimento empresarial de Rio Maior. O lançamento desta união aconteceu no dia 16 de Julho, com a organização de um seminário conjunto onde foram apresentados diversos projectos de apoio às empresas.

A sessão aconteceu nas instalações do CNIRM, com a presença de cerca de 70 empresas do concelho de Rio Maior. Na reunião, onde marcaram presença António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, Lopes Candoso, Vereador das actividades económicas e apoio às empresas e empreendedorismo e Sérgio Ferreira, Presidente da Direcção da AECRM, foi referida pelas três entidades a importância desta parceria, que tem como objectivo acelerar dinâmicas de inovação, criação de empresas e geração de emprego qualificado ligado às actividades de conhecimento intensivo, numa lógica de dinamização de espaços de promoção do empreendedorismo e acolhimento empresarial como ferramentas importantes para o desenvolvimento e reforço da economia e criação de riqueza nesta região.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, disse mesmo no seminário que “este é o ponto de partida para esta associação reforçar o apoio às empresas deste concelho”, prosseguindo com a apresentação de algumas iniciativas e projectos de apoio ao tecido empresarial. Começou por ser analisado um dos maiores desafios das empresas actualmente – o RGPD – tendo a associação mostrado, a título de exemplo, o trabalho que desenvolveu neste domínio.

De seguida, a NERSANT apresentou os sistemas de incentivos e apoios disponíveis para as empresas, como o SI2E, que permite a obtenção de financiamento para obras e equipamentos, a Linha de Crédito Capitalizar Mais, Mecanismo de Apoio ao Investimento e Fundo de Maneio, a ADN Startup, Linha de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio que disponibiliza um montante global de até 10 milhões de euros para apoiar o acesso ao financiamento bancário de novas microempresas e os Vales (Inovação, Empreendedorismo, Internacionalização, I&D e Indústria 4.0).

Foram ainda apresentados alguns dos projectos da NERSANT que têm impacto positivo junto das empresas, tais como o NERSANT Business 2018 – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que se realiza de 15 a 17 de Outubro em Tomar e que pretende alavancar as exportações regionais, e ainda dois projectos de formação-acção financiados a 90 por cento: o Move PME, direccionado para qualquer sector de actividade e o Melhor Turismo 2020, direccionado para o sector da hotelaria e turismo. Em ambos, a associação empresarial coloca um consultor especializado a analisar a empresa e a implementar um plano de acção com vista ao incremento da sua competitividade.

No final da sessão, muitas foram as questões colocados pelas cerca de 70 empresas presentes, auspiciando-se um reforço do relacionamento e apoio da NERSANT neste território, em parceria com o CNIRM e a AECRM.

Leia também...

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem

O Governo enviou para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os…

FERSANT regressa na próxima semana para promover empresas da região

A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém vai realizar a 32.ª edição da FERSANT em modo presencial, já entre os dias 9…

Vinhos do Tejo tem o melhor branco monocasta do ano e arrecadou 40 medalhas

Os vencedores da 8.ª edição do Concurso Vinhos de Portugal foram anunciados na passada sexta-feira, dia 21 de Maio, e os Vinhos do Tejo…

TAGUS disponibiliza mais 400 mil euros para projectos em Abrantes, Constância e Sardoal

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior lançou, no dia 25 de Maio, dois novos períodos de recepção de candidaturas…