NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, CNIRM – Centro de Negócios e Inovação de Rio Maior e AECRM – Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior firmaram uma parceria em prol do desenvolvimento empresarial de Rio Maior. O lançamento desta união aconteceu no dia 16 de Julho, com a organização de um seminário conjunto onde foram apresentados diversos projectos de apoio às empresas.

A sessão aconteceu nas instalações do CNIRM, com a presença de cerca de 70 empresas do concelho de Rio Maior. Na reunião, onde marcaram presença António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, Lopes Candoso, Vereador das actividades económicas e apoio às empresas e empreendedorismo e Sérgio Ferreira, Presidente da Direcção da AECRM, foi referida pelas três entidades a importância desta parceria, que tem como objectivo acelerar dinâmicas de inovação, criação de empresas e geração de emprego qualificado ligado às actividades de conhecimento intensivo, numa lógica de dinamização de espaços de promoção do empreendedorismo e acolhimento empresarial como ferramentas importantes para o desenvolvimento e reforço da economia e criação de riqueza nesta região.

António Campos, Presidente da Comissão Executiva da NERSANT, disse mesmo no seminário que “este é o ponto de partida para esta associação reforçar o apoio às empresas deste concelho”, prosseguindo com a apresentação de algumas iniciativas e projectos de apoio ao tecido empresarial. Começou por ser analisado um dos maiores desafios das empresas actualmente – o RGPD – tendo a associação mostrado, a título de exemplo, o trabalho que desenvolveu neste domínio.

De seguida, a NERSANT apresentou os sistemas de incentivos e apoios disponíveis para as empresas, como o SI2E, que permite a obtenção de financiamento para obras e equipamentos, a Linha de Crédito Capitalizar Mais, Mecanismo de Apoio ao Investimento e Fundo de Maneio, a ADN Startup, Linha de Apoio ao Desenvolvimento de Negócio que disponibiliza um montante global de até 10 milhões de euros para apoiar o acesso ao financiamento bancário de novas microempresas e os Vales (Inovação, Empreendedorismo, Internacionalização, I&D e Indústria 4.0).

Foram ainda apresentados alguns dos projectos da NERSANT que têm impacto positivo junto das empresas, tais como o NERSANT Business 2018 – Encontro Internacional de Negócios do Ribatejo, que se realiza de 15 a 17 de Outubro em Tomar e que pretende alavancar as exportações regionais, e ainda dois projectos de formação-acção financiados a 90 por cento: o Move PME, direccionado para qualquer sector de actividade e o Melhor Turismo 2020, direccionado para o sector da hotelaria e turismo. Em ambos, a associação empresarial coloca um consultor especializado a analisar a empresa e a implementar um plano de acção com vista ao incremento da sua competitividade.

No final da sessão, muitas foram as questões colocados pelas cerca de 70 empresas presentes, auspiciando-se um reforço do relacionamento e apoio da NERSANT neste território, em parceria com o CNIRM e a AECRM.

Leia também...

Proprietários com IMI superior a 500 euros têm até hoje para pagar imposto

O prazo para o pagamento da segunda das três prestações do Imposto Municipal sobre os Imóveis, que abrange os casos em que o valor…

Projecto AgriEmpreende: Concurso de Ideias de Negócio recebeu 25 candidaturas

O primeiro Concurso de Ideias de Negócio realizado no âmbito do projecto AgriEmpreende recebeu 25 candidaturas. Os resultados finais serão divulgados no próximo mês,…

Pandemia condiciona criação de empresas no distrito de Santarém

No 1.º semestre de 2020 foram criadas menos 163 sociedades fruto da pandemia Covid-19, um decréscimo de cerca de 24%. segundo a NERSANT –…

Categoria “Hotel e Creche para Animais” lidera a procura de serviços no distrito durante o Verão

Plataforma que ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um serviço, e os profissionais a angariar mais clientes regista uma alteração…