Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Nobre Alimentação garantiu hoje, em resposta à Lusa, estar atenta às necessidades dos trabalhadores e disponível para negociar, após ter sido anunciada uma greve para esta segunda-feira, em Rio Maior.

“Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos colaboradores e da empresa e realizamos reuniões frequentes com os sindicatos para discuti-las, de forma positiva e transparente”, adiantou à Lusa.

A empresa reiterou estar disponível para dar continuidade às reuniões e, em conjunto, olhar “para o caminho a seguir”.

Na terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) anunciou que os trabalhadores da Nobre Alimentação, na unidade de Rio Maior, em Santarém, vão estar em greve na segunda-feira, acusando a empresa de “falta de vontade” em negociar as reivindicações apresentadas.

A decisão foi adotada, em 24 de novembro, na sequência dos plenários dos trabalhadores, que acusam a empresa de “falta de vontade” para negociar o caderno reivindicativo e contestam a “política de salário mínimo nacional como retribuição única e generalizada”.

Esta será a sétima greve dos trabalhadores da Nobre Alimentação em 2023.

O sindicato, afeto à CGTP, sublinhou que, desde há anos, os patrões deste setor negaram aos trabalhadores o direito à contratação coletiva.

Por outro lado, referiu que o setor se tem confrontado com o recurso, quase total, à mão-de-obra estrangeira, “sob contratos precários”, devido à falta de condições atrativas e à inexistência de formação específica.

Leia também...

Engenheiro electrotécnico suspeito de atear fogos fica em prisão preventiva

É suspeito de ter sido o autor do fogo que atingiu Mação, em 2017.

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

Mais de 50 concelhos de nove distritos do continente estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, de acordo com o…

Três feridos, dois deles crianças, em despiste na EN3 em Torres Novas

Três pessoas, duas delas crianças, ficaram hoje feridas num acidente rodoviário ocorrido na Estrada Nacional 3 (EN3), em Barreira Alva, no concelho de Torres…

11 detidos e 41 condutores multados por excesso de velocidade pela PSP

A Polícia de Segurança Pública deteve 11 cidadãos e multou 41 condutores por excesso de velocidade, entre os dias 18 e 24 de Janeiro,…