Foto de arquivo
Foto de arquivo

A Nobre Alimentação garantiu hoje, em resposta à Lusa, estar atenta às necessidades dos trabalhadores e disponível para negociar, após ter sido anunciada uma greve para esta segunda-feira, em Rio Maior.

“Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos colaboradores e da empresa e realizamos reuniões frequentes com os sindicatos para discuti-las, de forma positiva e transparente”, adiantou à Lusa.

A empresa reiterou estar disponível para dar continuidade às reuniões e, em conjunto, olhar “para o caminho a seguir”.

Na terça-feira, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) anunciou que os trabalhadores da Nobre Alimentação, na unidade de Rio Maior, em Santarém, vão estar em greve na segunda-feira, acusando a empresa de “falta de vontade” em negociar as reivindicações apresentadas.

A decisão foi adotada, em 24 de novembro, na sequência dos plenários dos trabalhadores, que acusam a empresa de “falta de vontade” para negociar o caderno reivindicativo e contestam a “política de salário mínimo nacional como retribuição única e generalizada”.

Esta será a sétima greve dos trabalhadores da Nobre Alimentação em 2023.

O sindicato, afeto à CGTP, sublinhou que, desde há anos, os patrões deste setor negaram aos trabalhadores o direito à contratação coletiva.

Por outro lado, referiu que o setor se tem confrontado com o recurso, quase total, à mão-de-obra estrangeira, “sob contratos precários”, devido à falta de condições atrativas e à inexistência de formação específica.

Leia também...

Homens detidos em Coruche por produção de canábis começaram a ser julgados

Detidos em Março de 2021.

Marchas Populares em Benavente

Benavente vai receber a 6ª Edição das Marchas Populares no próximo sábado, dia 17 de Junho. O desfile nas ruas da vila tem início…

Centro de recuperação de feridos da guerra vai abrir no concelho de Ourém

Um centro de recuperação de feridos da guerra na Ucrânia vai abrir num antigo seminário na localidade de Aldeia Nova, concelho de Ourém, disse…

Imagem comemorativa da Senhora de Fátima tem edição solidária de 25 mil peças

Uma estatueta comemorativa do centenário da escultura da Senhora de Fátima vai ser lançada no mercado, na quinta-feira, 18 de Junho, com uma edição…