A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém iniciou no dia 7 de Março, em Torres Novas, um novo Programa de Aceleração de Ideias de Negócio, iniciativa que ajuda os empreendedores participantes a preparar a sua ideia de negócio para entrada no mercado.

Está em marcha até ao final do mês de março uma nova edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio da NERSANT, uma iniciativa do projeto financiado Medio Tejo + Empreendedor que combina workshops temáticos e mentoria individualizada para preparar e transformar as ideias em negócios.

Sem qualquer custo para os empreendedores, o programa tem como objetivo a preparação das ideias de negócios dos participantes para apresentação a potenciais financiadores, através da realização de um conjunto de workshops de capacitação e de mentoria individualizada.

Neste momento, o programa de capacitação já realizou as duas primeiras sessões de trabalho com os empreendedores. A 1.ª sessão, realizada no dia 7 de março, abordou as características do empreendedor e os principais desafios com que se debatem, focando-se ainda no processo de geração de ideias de negócio, na contextualização das ideias e na identificação da necessidade / problema. A 2.ª sessão, realizada dia 9, teve como objetivo testar e validar as ideias de negócio dos empreendedores participantes, abordando o marketing e a comunicação para startups, a segmentação de clientes, o mercado e a concorrência.

Vão ainda decorrer, até ao final do mês, workshops sobre a construção do Modelo de Negócio através do Business Model Canvas e sobre o plano financeiro, estrutura de custos, receitas e viabilidade do projeto. Os empreendedores participantes vão ainda analisar a sensibilidade e construção de cenários do seu negócio, testar as hipóteses e estimativas e aprender como tornar o modelo de negócios mais robusto, bem como elaborar um roadmap de desenvolvimento, com a abordagem às atividades e tarefas da implementação do negócio e ao workflow de funcionamento do negócio.

A penúltima sessão abordará os temas do PitchDeck e Storytelling, temas essenciais para a preparação das ideias para apresentação pública e no último workshop, as ideias de negócio serão apresentadas publicamente perante um conjunto de potenciais financiadores e perante o ecossistema empreendedor do Médio Tejo.

De referir que o projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial, visa estimular a cultura empreendedora na região do Médio Tejo, através da disponibilização de um conjunto de iniciativas que promovam a criação de condições para atrair potenciais empreendedores, gerando novas ideias de negócio e novas iniciativas. O projeto baseia-se na utilização de novas metodologias para tornar a região mais empreendedora, com uma maior cultura de desenvolvimento do empreendedorismo, criando pontes entre os diversos intervenientes da comunidade.

Este é o segundo Programa de aceleração de Ideias de Negócio realizado pela NERSANT ao abrigo do projeto financiado Médio Tejo + Empreendedor, com a participação total de 24 empreendedores.

Leia também...

Procura turística em Castelo de Bode abaixo das expectativas nesta Páscoa

A procura de alojamento em Castelo de Bode regista, nesta Páscoa, uma quebra, em comparação com o número de turistas que procuraram a região…

Operadores do CDOS reclamam carreira própria em Santarém

Os operadores das salas de gestão de emergências dos comandos distritais e nacional da protecção civil exigem o reconhecimento da sua carreira, não aceitando,…

Câmara de Coruche com orçamento de 41,9 ME este ano

A Câmara Municipal de Coruche (PS) aprovou o orçamento para este ano, que prevê um valor global de 41,995 milhões de euros, com a…

PSD e BE questionam Governo sobre situação dos enfermeiros no Hospital Distrital de Santarém

Os deputados do PSD eleitos por Santarém questionaram o Governo sobre quando vai aprovar a contratação dos 49 enfermeiros pedida pelo Hospital de Santarém…