O Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes promoveu no passado dia 26 de Setembro, pelas 17h00, na sua sede, uma palestra subordinada ao tema “A formação dos Pilotos da Força Aérea Portuguesa e sua projecção para as ex-Províncias Ultramarinas (1961-1974)”.
A conferência teve como orador o Major Piloto da Força Aérea Portuguesa, António Valente, licenciado em História, actualmente a concluir o Mestrado em Património Histórico e surgiu no âmbito da evocação histórica dos 45 anos deste tema vivenciado nas ex-Províncias Ultramarinas, nomeadamente, em Angola, Moçambique e Guiné.
Assistiram à conferência, entre outros, o Bispo da Diocese de Santarém, D. José Traquina; Tenente-Coronel Luís Patrício, representante do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana e o Sargento-Mor de Cavalaria, Armindo Santos Silva, presidente do Núcleo de Vila Franca de Xira da Liga dos Combatentes.
No final da intervenção, o orador convidou a assistência, a colocar questões e também a partilhar alguns testemunhos contados na primeira pessoa das respectivas experiências de guerra, por forma a gerar-se uma pequena tertúlia de debate.
A apresentação do palestrante esteve a cargo do Sargento-Chefe Carlos Pombo, presidente do Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes.
A sessão contou ainda com apontamentos de guitarra portuguesa, por Ricardo Gama, professor no Conservatório de Música de Santarém.