O Núcleo Tauromáquico de Coruche convida a visitar a exposição de longa duração “Tauromaquia de Coruche – História, Arte, Tradição” – um esboço da História da tauromaquia de Coruche – e a exposição do acervo do cavaleiro tauromáquico António Luiz Lopes, decorrente da acção de Rafael Pena Monteiro, neto do cavaleiro, que confiou ao Museu o seu depósito.

 Pensado desde o seu início como um projecto integrado e contínuo, o Núcleo leva a cabo investigação e trabalho pautado por inventariar, registar, estudar e, finalmente, apresentar o património tauromáquico do Concelho. A recolha e a inventariação de documentos gráficos permitem despertar memórias e acontecimentos, bem como localizar, no espaço e no tempo, os percursos dos intervenientes quando, por exemplo, um cartaz nos revela uma data de alternativa.

 Por sua vez, objectos como o troféu de uma temporada ou de uma corrida materializam momentos fundamentais mas também quotidianos que nos são traduzidos fisicamente por selas e estribos, bandarilhas, capotes ou uma tourinha.

Porque a História constrói-se, a cada passo, com o contributo de todos, o Município convida a visitar os museus e a desfrutar de vivências inesquecíveis em comemoração da vida singular e colectiva de Coruche.

| Abertura ao público |

• De terça-feira a domingo, no horário do Museu Municipal. Encerra a segundas-feiras e

feriados, exceto 15 e 17 de agosto (feriado municipal).

| Horário |

Verão: Das 10h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas;

Inverno: Das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 17 horas.

Leia também...

ANA entrega relatório inicial ao Governo para arranque formal das negociações

A ANA – Aeroportos de Portugal entrega hoje ao Governo o relatório inicial sobre o desenvolvimento da capacidade aeroportuária de Lisboa, para iniciar formalmente…

Festival de Filosofia de Abrantes regressa com desafio para pensar as problemáticas do mundo actual

As cidades de hoje, a sustentabilidade e as problemáticas do mundo actual são o mote para a sexta edição do Festival de Filosofia de…

Centro Social do Pego aciona Fundo de Socorro para saldar dívidas

O Centro Social do Pego, em Abrantes (Santarém), que atravessa graves problemas financeiros, com dívidas a fornecedores e a mais de 80 trabalhadores, vai…

Dominado fogo em Ourém

O incêndio em Urqueira, Ourém, que deflagrou ao final da tarde de quarta-feira, foi dado como dominado às 05:06, disse à Lusa o comandante…