O Núcleo Tauromáquico de Coruche convida a visitar a exposição de longa duração “Tauromaquia de Coruche – História, Arte, Tradição” – um esboço da História da tauromaquia de Coruche – e a exposição do acervo do cavaleiro tauromáquico António Luiz Lopes, decorrente da acção de Rafael Pena Monteiro, neto do cavaleiro, que confiou ao Museu o seu depósito.
Pensado desde o seu início como um projecto integrado e contínuo, o Núcleo leva a cabo investigação e trabalho pautado por inventariar, registar, estudar e, finalmente, apresentar o património tauromáquico do Concelho. A recolha e a inventariação de documentos gráficos permitem despertar memórias e acontecimentos, bem como localizar, no espaço e no tempo, os percursos dos intervenientes quando, por exemplo, um cartaz nos revela uma data de alternativa.
Por sua vez, objectos como o troféu de uma temporada ou de uma corrida materializam momentos fundamentais mas também quotidianos que são traduzidos fisicamente por selas e estribos, bandarilhas, capotes ou uma tourinha. É na intersecção de todos estes conjuntos de elementos observáveis que se destila o conhecimento sobre os próprios e sobre a História da tauromaquia em e de Coruche.
| Abertura ao público |
• De terça-feira a sábado, no horário do Museu Municipal. Encerra a domingos, segundas-feiras e feriados, excepto de 15 e 17 de Agosto (feriado municipal).
| Horário |
Verão: Das 10h30 às 13 horas e das 14h30 às 18 horas;
Inverno: Das 9h30 às 13 horas e das 14h30 às 17 horas.