O Centro Cultural Regional de Santarém realiza, no sábado à tarde, uma homenagem ao actor escalabitano Mário Viegas, que faria nesse dia 70 anos, numa sessão em que será entregue o Prémio Nacional de Poesia ao poeta e ficcionista Nuno Figueiredo.

A homenagem, a decorrer no Fórum Actor Mário Viegas (do CCRS), no centro histórico de Santarém, começa com a inauguração da exposição itinerante “Sonho ao Poder”, da Associação LPV, às 16:00, seguindo-se um momento de poesia em homenagem a Mário Viegas, e música (piano e flauta) pelo Conservatório de Música de Santarém.

Segue-se a apresentação do vencedor da quarta edição do Prémio Nacional de Poesia Actor Mário Viegas, Nuno Figueiredo, e a leitura de quatro poemas da obra que mereceu a preferência do júri, “Epifanias”, afirma uma nota do CCRS.

Esta edição contou com 243 obras concorrentes, tendo o júri, presidido por Tiago Torres da Silva, da Sociedade Portuguesa de Autores, destacado o “estilo de escrita inovador” de Nuno Figueiredo.

O prémio, instituído em 2003, com o objetivo de “eternizar” o “ilustre escalabitano” Mário Viegas, deveria ter uma periodicidade bienal, mas apenas teve três edições (2003/2004, 2007/2008 e 2012/2013).

Elias Rodrigues, presidente da direção do CCRS, disse à Lusa que foi possível retomar o concurso graças ao patrocínio de um banco e ao apoio do Fundo de Fomento Cultural do Ministério da Cultura.

Instituído para obras inéditas no domínio da poesia, o prémio, tem um valor pecuniário de 1.000 euros e publicação da primeira edição (300 exemplares, 50 dos quais para o autor).

Além de Tiago Torres da Silva e de Vicente Batalha, o júri integrou ainda Manuel Freire, Domingos Lobo e Maria da Purificação.

Nascido a 10 de novembro de 1948 em Santarém, cidade onde passou a infância, Mário Viegas foi ator, encenador, “recitador e amante da poesia”, de que foram exemplo os programas televisivos “Palavras Ditas” e “Palavras Vivas” e as inúmeras gravações, tendo ainda fundado três companhias de teatro e participado em mais de 15 filmes.

Ao longo do mês de novembro, o Fórum Actor Mário Viegas terá patente a exposição “Sonho ao Poder” e vai acolher a exibição de três filmes, para “mostrar o grande intérprete que foi Mário Viegas nos domínios da poesia, do teatro e do cinema”, numa iniciativa realizada em colaboração com o Cineclube de Santarém.

 

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

O amargo Verão dos nossos amigos de quatro patas

Com a chegada do Verão, os corações humanos aquecem com a promessa…