Domingos Almeida, vice-presidente do SL Benfica, garantiu nesta entrevista ao ‘Correio do Ribatejo que “tudo a decorrer dentro do programado” e que continuam em aberto as candidaturas a um dos 25 postos de trabalho (Restaurante Mística, Benfica Activo, Barbearia à Benfica e Loja do Benfica) na Casa do Benfica 2.0 de Santarém.
O dirigente encarnado sugere que todos os interessados o façam o mais rapidamente possível, para em tempo, ser feita a formação necessária.
“O intuito é trazermos para este projecto o maior número possível de famílias”, admite.
Não havendo ainda data fixada para a inauguração oficial, a Casa do Benfica abrirá as suas portas em duas fases: “Restaurante Mística, Loja do Benfica e Barbearia à Benfica na 2.ª quinzena de Setembro.
O Benfica Activo abre já dia 11 de Setembro com uma semana gratuita para todos poderem experimentar as várias actividades disponíveis”, informa.
O Benfica Activo é considerado um projecto âncora das Casas do Benfica 2.0. Em que consiste?
Sem dúvida que será o motor de todo este projecto. Proporcionará a todas as famílias actividades académicas e desportivas.
Sendo um projecto pioneiro em todo o mundo, a Casa Benfica 2.0 em Santarém servirá de modelo e de confirmação para o futuro, no que concerne à sua continuidade.
O Benfica Activo, como bem referiu, é o coração deste projecto. Foram identificadas mais de 30 actividades de acordo com as necessidades identificadas por parte dos escalabitanos.
O andebol, que terá os mesmos métodos e princípios de treino do Sport Lisboa e Benfica, será a modalidade de referência, quer na área da formação quer posteriormente na competição: ou seja, em Santarém os atletas do andebol terão as mesmas ferramentas que são desenvolvidas nos pavilhões da Luz.
Também o Judo, praticado há 50 anos na Casa do Benfica, será ainda mais potenciado, uma vez que o trabalho extraordinário que tem sido feito ao longo destas décadas merece esse esforço e dedicação de todos. Vamos por isso empenharmos no seu crescimento não só nas crianças com os seniores.
Quem se poderá inscrever nele? É necessário ser sócio do Benfica?
Todos terão acesso à inscrição. O intuito é trazermos para este projecto o maior número possível de famílias. Ser Sócio do SL Benfica ou da Casa Benfica Santarém terá a vantagem de se obter 10% de desconto em todas as actividades. As inscrições para o Benfica Activo, já estão abertas, através do site https://www.slbenfica.pt/instituicao/casas-do-benfica/casas-benfica-dois-ponto-zero/benfica-ativo.
O associativismo é actualmente a base da gestão e funcionamento das Casas, Filiais e Delegações do Sport Lisboa e Benfica. Será um estímulo ao envolvimento da cidade em seu redor?
Este projecto tem uma vertente associativa e também empresarial. A dinâmica empresarial permitirá que o associativismo se desenvolva sem grande peso económico, o que permitirá maior liberdade para as actividades associativas da Casa.
Queremos que seja um modelo que assente em bases profissionais e que corresponda às exigências dos dias de hoje, com qualidade e rapidez.
O número de postos de trabalho que este projecto vai criar é, sem dúvida, uma mais valia. Como está a decorrer a selecção de candidatos a todas as valências deste projecto?
Através do site do SL Benfica (https://www.slbenfica.pt/instituicao/casas-do-benfica/casas-benfica-dois-ponto-zeroestão) estão especificados os contactos para que as pessoas possam enviar as candidaturas nas diferentes áreas: restaurante Mística, Benfica Activo, Barbearia à Benfica e Loja do Benfica. Importante que todos os interessados em trabalhar na área da restauração possam o mais rapidamente possível enviar o seu currículo.
O presidente da Câmara de Santarém garantiu em Junho, no arranque das obras da nova Casa 2.0 que este “vai ser um casamento para toda a vida entre o Benfica e Santarém”. A dificuldade de recrutamento para preencher os 25 postos de trabalho directos pode atrasar a abertura do espaço?
Se houver algum atraso na abertura, não será por este motivo. Neste momento, está tudo a decorrer dentro do programado. No entanto, convém referir que é muito importante que as pessoas interessadas em se candidatarem a um dos 25 postos de trabalho (Restaurante Mística, Benfica Activo, Barbearia à Benfica e Loja do Benfica) o façam mais rapidamente possível, para em tempo, ser feita a formação necessária.
Já há data prevista para a inauguração?
Ainda não temos a data fixada para a inauguração oficial. Poderemos, desde já, informar que a Casa abrirá em duas fases. Restaurante Mística, Loja do Benfica e Barbearia à Benfica na 2.ª quinzena de Setembro. O Benfica Activo abre já dia 11 de Setembro com uma semana gratuita para todos poderem experimentar as várias actividades disponíveis. Estão todos convidados!
A Casa do Benfica de Santarém está a ser apresentada como um dos parceiros de crescimento privilegiado deste projecto. Que modelo vai assumir essa parceria?
Os órgãos sociais da Casa Benfica Santarém foram desde sempre o nosso principal parceiro. Pretendemos com essa parceria fazer este projecto vencedor. O seu êxito ditará a expansão em outras Casas do Benfica, que já aguardam por essa oportunidade.
A Direcção da Casa Benfica terá uma sala para o trabalho associativo, que será também local para a exposição dos seus principais troféus conquistados ao longo de 65 anos de actividade, pois é importante darmos às gerações futuras a oportunidade de conhecerem a história não só do SL Benfica como também da Casa e todos os protagonistas.
Importante salientar, que já antes na direcção presidida pelo Sr. Álvaro Gaivoto, houve total sintonia, pois foi durante o seu mandato que a Assembleia Geral de Sócios da Casa aprovou por unanimidade este projecto. A actual direcção, liderada pelo Luís Santos, está a dar continuidade a essa vontade, com grande espírito de trabalho e cooperação.
Esta será a primeira Casa do Benfica 2.0, pioneira em todo o Mundo. Acha que Santarém entendeu bem as mais valias deste pioneirismo?
É verdade que tivemos várias alternativas quanto a localização deste projecto. No entanto, desde a primeira hora, foi decisiva a vontade e colaboração do município de Santarém, na pessoa do presidente Ricardo Gonçalves, para que a Casa 2.0 fosse uma realidade na cidade, possibilitando a recuperação de um edifício devoluto o que vai permitir criarmos, como já referido, 25 postos de trabalho, num investimento de 1.8 M€, mais que o dobro inicialmente previsto.
O SL Benfica tem muito orgulho, que com a concretização deste projecto, esteja a contribuir para a renovação do centro da cidade, facto que vem ao encontro das expectativas dos escalabitanos.