“O ‘Todos à Tomatada’ é a homenagem à região com o maior número de produtores de tomate do país”

(Entrevista na edição impressa de 6 de Setembro do Correio do Ribatejo)

O ‘Todos à Tomatada’ realizou-se no dia 7 de Setembro, na Circular Urbana de Almeirim. Este evento realizou-se pela segunda vez na cidade de Almeirim e a Associação 20 Kms de Almeirim replicou o conceito espanhol para homenagear os agricultores do concelho onde mais se produz tomate no país. O Correio do Ribatejo falou com o presidente dos 20 kms de Almeirim para conhecer este e outros projectos desta associação criada a 13 de julho de 1990.

Como nasceu a Associação 20 kms de Almeirim?
A criação da Associação 20kms de Almeirim surgiu na sequência da organização da prova anual de Atletismo popular de estrada realizada, em Almeirim, pela primeira vez em 1987, a cargo do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Almeirim, com o vereador Gabriel Duarte e um conjunto de colaboradores, que em face de um aumento crescente de participantes em cada ano sentiram necessidade de criar uma colectividade que desse suporte à realização da prova e que possibilitasse a colaboração de empresas de forma a conseguir suporte financeiro para fazer face âs despesas inerentes e projectar Almeirim com a dimensão adequada, tendo surgido a Associação 20kms de Almeirim, por escritura pública lavrada no Cartório Notarial de Almeirim em 13 de Julho de 1990, tendo por fim a promoção de actividades desportivas, culturais e recreativas dos seus associados e população em geral. Após a fundação da Associação, o crescimento e dinamismo foram de tal forma evidente que em 19 de Maio de 2001, viu ser-lhe atribuída a categoria de Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Quantas secções e que desportos estão representados?
A associação tem neste momento 16 secções autónomas em diversos desportos. Aikido, Andebol, Atletismo, Ciclismo, Montanha, Equitação, Ginástica, Judo, Karaté, Motocross, Natação, Petanca, Taekwondo, Ténis, Trail e Vespas. Estas modalidades movimentam no clube cerca de 800 atletas, na sua maioria em escalões de formação com participações e excelentes resultados conseguidos a nível nacional e internacional, referenciando ainda a participação de atletas em jogos olímpicos, em representação de Portugal.

Quais são as principais actividades promovidas pela associação?
Para além de todas as actividades anuais das secções, a Associação 20 Kms de Almeirim organiza e realiza anualmente a única prova credenciada em Portugal, na extensão de 20 km de estrada, complementada com a prova/caminhada MINI de 5 km em circuito urbano e este ano o lançamento da 1ª edição da prova de 10 km. Fazemos também a Al Cor Race & Fun, efectuada no passado dia 24, mais uma vez antecedido do encontro de instrutores de zumba, de responsabilidade da Joana Pernas que proporciona momentos de grande animação e aquecimento aliado ao banho com canhão de espuma com enorme participação antes da partida, com os seus pontos de lançamento de pó e passagem no túnel onde se proporciona a maior guerra do pó, proporcionando no final o respectivo pão com chouriço, bebidas, novamente banho de espuma animado com música passada pelo DJ Stefan, lançamento de ‘confettis’ e fogo-de-artificio. A última iniciativa criada por esta colectividade é o “Todos à Tomatada” que se realiza em 2019 pela segunda vez. É uma iniciativa inédita em Portugal inspirada na “tomatina” espanhola. Na primeira edição contamos com cerca de 800 pessoas de todo o país, que alinharam no desafio durante duas horas de mandar tomates maduros umas às outras.

Desde 1986 que se realiza a única prova de atletismo de 20 kms do País em Almeirim? Como é que regista a evolução da prova ao longo dos anos?
A prova dos 20 km, ao longo da sua existência tem passado por momentos melhores e menos bons, devido ao aparecimento de provas a nível nacional com oferta em vários pontos do país, especialmente com provas em Lisboa que devido à grande densidade populacional absorve uma grande parte dos atletas que se deslocavam com regularidade a Almeirim, verificando-se, no entanto uma adesão mais consolidada nos últimos anos a partir da altura em que lançamos a festa, onde promovemos a divulgação da sopa de pedra, sumos da Sumol/Compal e os vinhos de Almeirim e que poderemos considerar uma grande festa do Atletismo.

A mudança do percurso foi benéfica?
É com algum saudosismo que recordamos o percurso inicial que passava por Alpiarça, estrada do meio em direcção à Tapada e E.N.114 no regresso a Almeirim, percurso que foi forçado a ser alterado devido a cheia no campo, surgindo novo percurso que durante algumas edições se manteve pela E.N. 114 em direcção à Raposa com retorno no Convento da Serra, vindo a ser abandonado por outro traçado em direcção a Alpiarça com retorno no final da barragem, bastante apreciado pelos atletas, tendo mais recentemente surgido a ideia de proporcionar um percurso ainda mais apelativo com novo traçado passando pelas pontes da Vala e D. Luís sobre o Tejo com retorno no Concelho de Santarém, que resultou de forma positiva, face aos comentários dos atletas.

Como surgiu a ideia de fazer o “Todos à Tomatada” e quais são as expectativas para a edição deste ano?
O “Todos à Tomatada em Almeirim”, no passado ano, com o seu lançamento e algumas dúvidas sobre a aceitação deste evento, único em Portugal, surgiu como uma homenagem aos agricultores do concelho de Almeirim onde existe o maior número de produtores de tomate do país. Tivemos a adesão de cerca de 800 participantes e 30 toneladas de tomate que proporcionaram momentos de alegria difíceis de descrever, contou com participantes de vários pontos de Portugal, Espanha e outros países, que saíram de Almeirim maravilhados e com promessa e pedidos de realização de novo evento. A 7 de Setembro, iremos realizar a 2ª Edição de “Todos à Tomatada em Almeirim”, com expectativa elevada e tem novamente o propósito de mostrar o que temos no concelho, dar a conhecer Almeirim e as suas potencialidades, procurando criar algum retorno financeiro que nos permita fazer face às despesas que uma associação desta natureza se confronta.

Que apoios tem uma associação desta envergadura?
Nestas iniciativas procuramos promover as empresas e empresários que nos proporcionam algum apoio financeiro e entidades oficiais com principal referência à Câmara de Almeirim, sem a qual não seria possível estas realizações com a dignidade por todos reconhecida.

O associativismo é essencial para manter a dinâmica?
Toda a dinâmica levada a cabo pelas secções funciona com o empenhamento dos seus directores, pais dos atletas, técnicos que proporcionam a divulgação de diversas empresas que colaboram com apoio financeiro e as entidades oficiais com especial referência à Câmara Municipal que para além da disponibilidade dos espaços desportivos proporciona apoio financeiro, sendo que este conjunto de apoios incentiva ao que consideramos o verdadeiro associativismo. Em todas as realizações levadas a cabo pela direcção e secções fica o reconhecimento ao enorme grupo de colaboradores que de forma graciosa dão tudo para que a Associação 20kms seja o que é e que consideramos ser uma grande família Todas estas actividades tornam a Associação 20 kms de Almeirim, a colectividade mais ecléctica do Concelho de Almeirim, contribuindo de forma elevada na divulgação de Almeirim e o que de melhor produz.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS