O conto de tradição oral portuguesa, “O Touro Azul”, vai transformar-se num espetáculo infantil de dança contemporânea, no próximo dia 18 de Outubro, às 18h00, na Sociedade Recreativa Operária (SRO), em Santarém.
Pensada para crianças a partir dos quatro anos de idade, a peça “conta a fábula de um touro diferente de todos os outros: com olhos luminosos e uma pelagem azul, que se torna protetor de “Flor”, uma jovem que enfrenta a opressão e a solidão”, explica o Coletivo Vaca Magra em comunicado.
O espetáculo, inicia-se com a narração do conto e desdobra-se numa interpretação cénica que combina teatro físico, dança contemporânea e artes plásticas, “oferecendo um momento lúdico e didático que convoca corpo, som e imagem num ambiente poético e sensível”, descreve.
Criada por Nuno Labau, em colaboração com André Vasconcelos e Filipa do Carmo, a representação teatral “parte de uma narrativa de tradição oral transmitida pela bisavó do criador, Adelaide Nogueira, aos seus netos e bisnetos”, revela. O escritor escalabitano Samuel F. Pimenta ficou encarregue da dramaturgia, enquanto Maria José Labau, tia de Nuno Labau e neta de Adelaide Nogueira, é a responsável pela voz off.
“Este trabalho tem a particularidade de dar espaço às crianças para voltarem a utilizar a imaginação. A partir de panos e sombras criamos personagens fantásticas, numa aventura pela dança abstrata, com alguns elementos acrobáticos, onde o poder da imaginação interage
com o que é visto e sentido”, destaca Nuno Labau.
Os bilhetes têm o valor de quatro euros e podem ser adquiridos na bilheteira de SRO.
“O Touro Azul” é uma coprodução Vaca Magra com o Município de Santarém/ Santarém Cultura e tem o apoio da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e da Sociedade Recreativa Operária.