O Museu Diocesano de Santarém realiza, no próximo dia 06 de Agosto, a terceira edição da iniciativa “Contemplar o Céu – Observação astronómica noturna”, abrindo as suas portas às 20:00 e encerrando às 00:00.

Em sessões de 40 minutos, com número limitado de participantes, a observação vai decorrer no pátio interior e na Torre Medieval, com “vídeo-projeção de ‘software’ de astronomia e visita guiada ao céu, onde se identificam os objectos mais notáveis à vista desarmada, destacando-se as estrelas, planetas e constelações visíveis na observação”.

Da Torre Medieval, onde existiu um observatório astronómico, os visitantes poderão “observar a Lua e desfrutar da vista noturna para a cidade de Santarém”, afirma o MDS, salientando que o evento permitirá observar “diferentes tipos de objectos celestes: planetas, aglomerados estelares, estrelas duplas, nebulosas, galáxias e ainda identificados satélites artificiais”.

O acesso à actividade é realizado através da bilhética de acesso ao Museu que, durante a noite, estará também visitável, afirma, adiantando que o evento poderá ser alterado caso as condições meteorológicas ou a visibilidade não sejam as melhores.

Leia também...

Quinta da Lapa e Casal da Fonte vencem 42º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja

Esta edição, celebrou a colheita de 2024 nas habituais categorias de vinhos tintos, brancos e rosés. Prosseguindo a aposta na valorização do concurso, a…

Dez distritos do continente sob aviso amarelo no sábado devido à chuva forte

Dez distritos de Portugal continental vão estar no sábado sob aviso amarelo devido à previsão de chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar…

Professores italianos visitam Sardoal

Uma comitiva de professores e funcionários italianos da cidade de Gassino, região de Piedmont (Torino – Itália), visitaram o Agrupamento de Escolas de Sardoal…

Entidade Regional de Turismo lança calendário de eventos para o Alentejo e Ribatejo

Os calendários de eventos ‘Viva a festa’ (Ribatejo) e ‘Caiado de fresco’ (Alentejo) foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) pelo…