A Câmara Municipal de Alcanena tem abertas as candidaturas do Orçamento Participativo Jovem (OPJ) até 31 de Janeiro. O projecto vencedor no concelho de Alcanena vai ter uma dotação orçamental de 20 mil euros.

A propostas podem ser entregues a título individual ou em grupos informais de cidadãos jovens, naturais ou residentes no concelho de Alcanena, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos. As mesmas devem ser ser específicas, quer na localização, quer na execução, com uma orçamentação concreta, podendo integrar anexos que a completem, fotos, plantas e mapas, devendo apresentar uma memória descritiva que justifique o projecto como uma mais-valia para a comunidade onde se insere.

O OPJ tem uma duração anual passando pelas seguintes fases: Divulgação e recolha de propostas (Até 31 de Janeiro); – Análise técnica das propostas; – Publicação da lista de propostas a votação; – Votação das propostas; – Execução da proposta mais votada.

A análise técnica das propostas, será divulgada, a 26 de Março de 2021, no sítio oficial da Câmara Municipal de Alcanena, a lista provisória de propostas a submeter a votação, podendo, no prazo de 10 dias úteis, ser apresentados eventuais recursos, exclusivamente para o endereço electrónico orcamentojovem@cm-alcanena.pt. Após a análise e resolução dos recursos apresentados, é divulgada, a 16 de Abril de 2021, a lista final de propostas a submeter a escrutínio.

A votação das propostas decorrerá de 3 a 16 de Maio de 2021, exclusivamente online, com registo obrigatório no momento da votação, no sítio oficial da Câmara Municipal de Alcanena, em www.cm-alcanena.pt. Têm direito a voto todos/as os/as jovens, naturais ou residentes no Concelho de Alcanena, com idades compreendidas entre os 12 e os 29 anos.

A proposta vencedora será anunciada no dia 28 de Maio de 2021. Até final de 2021, o projecto escolhido será implementado pelos serviços municipais, sob gestão da divisão responsável pela área temática da proposta vencedora, em estreita colaboração com o/a seu/sua preponente.

O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) é um processo de envolvimento e auscultação da população jovem, residente no Concelho de Alcanena, promovendo a democracia participativa, um dos princípios fundamentais da Constituição da República Portuguesa, tendo como objectivo incentivar os/as jovens ao envolvimento e participação cívicos, nomeadamente, tendo em conta os recursos disponíveis, na procura de soluções para os seus problemas e na concretização de projectos que lhes digam respeito directamente, permitindo a realização das suas necessidades e expectativas e valorizando a transparência na tomada de decisão, potenciando também a qualidade da própria democracia.

Leia também...

Camané e Mário Laginha ao vivo em Azambuja

Camané e Mário Laginha vão actuar no próximo dia 2 de Setembro, a partir das 21h30, na Praça do Município, em Azambuja. O fadista…

Município assina escritura da venda dos quatro lotes do antigo bairro militar

A Câmara de Santarém assinou hoje a escritura da venda dos quatro lotes do antigo bairro militar da extinta Escola Prática de Cavalaria, que…

Presidente da UDIPSS demite-se devido à “resistência interna” na instituição

Hilário Teixeira anunciou que se demitiu de presidente da direcção da União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Santarém (UDIPSS), cargo que…

Escola Superior de Desporto e Escola Superior de Gestão vencem Desfile Académico

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior – ESDRM  e Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém são as vencedoras ex-aequo do…