Devido ao mau tempo que tem assolado a nossa região – e uma boa parte do nosso país, com consequências calamitosas – não foi possível à Associação “Sector 9” fazer a apresentação dos cartéis da temporada escalabitana na passada sexta-feira, em fim de tarde, como estava anunciado.
Habitualmente esta cerimónia é especialmente concorrida por largas dezenas de aficionados que, em pleno período de defeso, tanto apreciam o reencontro com as gentes da tauromaquia. Desta feita, tal não foi viável, e a Associação “Sector 9” optou por fazer a apresentação dos cartéis nas suas redes sociais, cumprindo, assim, o bom hábito de anunciar a temporada completa, para obviar a aquisição dos abonos pelos muitos aficionados que não perdem uma boa corrida na Monumental “Celestino Graça”.
E os cartéis são os seguintes:
– Dia 21 de Março, às 16 horas, por ocasião das Festas de São José, será um duelo ganadeiro com três toiros de Veiga Teixeira e três de Murteira Grave e um elenco composto por três cavaleiros de dinastia: João Moura Jr., João Salgueiro da Costa e António Ribeiro Telles (Filho). As pegas estão confiadas aos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita;
– Dia 6 de Junho, às 17 horas, pela Feira do Ribatejo, haverá a Corrida dos Agricultores/CAP, uma corrida que assinala o regresso de Marcos Bastinhas numa tarde em que alternará com João Moura Caetano, no ano em que assinala o 20.º aniversário da sua alternativa, e Francisco Palha, pegando em solitário o Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Lidam-se seis toiros apresentados a concurso de ganadarias: Oliveira Irmãos, Dr. António Silva, Manuel Veiga, Santa Maria, Canas Vigouroux e Mata-o-Demo;
– No Dia de Portugal (10 de Junho) actuam os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e o matador espanhol Juan Ortega. Pegam os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor, eternos rivais na arte de pegar toiros, e lidam-se a cavalo quatro toiros de António Raul Brito Paes e a pé dois de Calejo Pires.
