O jovem e promissor novilheiro vila-franquense Tomás Bastos participa no XXXVI Ciclo de Promoção de Novos Valores em Sevilha, enfrentando novilhos de Gabriel Rojas. Tomás Bastos fará nos próximos dias uma verdadeira maratona de novilhadas em arenas de Espanha e de França. Depois de Sevilha, o jovem toureiro luso, aluno da Escola Taurina de Badajoz, actua na sexta-feira, dia 14 de Julho, em Plaisance du Gers (França), no sábado, dia 15, em Valência e depois a 20, próxima quinta-feira, em Mont de Marsan (França) e no dia seguinte, dia 21, em Bilbau (II Memorial Iván Fandiño).

 O Grupo de Forcados Amadores de Alcochete pegou dois toiros da ganadaria Veiga Teixeira na corrida de rejoneio da Feira del Ángel, em Teruel (Espanha), na qual actuaram mano-a-mano Andy Cartagena e Diego Ventura. O Grupo optou por rodar novos elementos, dando oportunidades e experimentando alguns forcados em diferentes posições. Foram “solistas” João Sobral e Afonso Matos Correia, que consumaram as suas sortes ao segundo intento. Os Amadores de Alcochete tentaram ainda fazer uma terceira pega, mas as condições meteorológicas e o mau estado do piso da arena demoveram-nos dessa intenção. Diego Ventura (ovação, uma orelha e duas orelhas) saiu em ombros e venceu o mano-a-mano com Andy Cartagena (ovação, ovação e uma orelha).

 A praça de toiros de Tomar acolherá o seu segundo espectáculo a 12 de Agosto. Trata-se da tradicional Corrida do Emigrante, integrada nas comemorações dos 115 anos da praça e que será de homenagem póstuma ao grande forcado tomarense António Graça. António Graça iniciou-se nos Amadores do Colégio Nun’Álvares de Tomar, histórico Grupo capitaneado por Manuel Faia, transitando depois para os Amadores de Tomar, de que chegou a ser Cabo no início dos anos 1980. Em 1979 integrou os Forcados Amadores Lusitanos, comandados por Fernando Hilário, tendo pegado em Portugal, Espanha, França, México e Venezuela. António Graça faleceu em 4 de Maio de 2017 e era tio de Paulo Graça, que também foi Cabo dos Forcados Amadores de Tomar, que igualmente envergou as jaquetas dos Grupos de Alcochete e os Lusitanos.

Leia também...

Grupo Académico representa o folclore português em França

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas, que integrará nesta digressão alguns componentes…

Cemitério de Santarém – À atenção de quem de direito…

Contra ventos e marés, prosseguem, nas imediações do Cemitério dos Capuchos, em…

Alcochete em Festa no apoio aos Bombeiros locais

Com a devida vénia transcrevemos aqui a crónica de Miguel Alvarenga, director…

Montijo – A Exaltação da Corrida à Portuguesa

No decurso desta temporada de efectiva retoma da actividade tauromáquica, que, contudo,…