No sábado, dia 27 de Janeiro, teve lugar pela manhã, no Largo do Seminário, a apresentação dos cartéis da temporada na Monumental “Celestino Graça”, em Santarém, sob organização da Associação “Sector 9”.

O dia estava bonito e o carismático Largo do Seminário estava repleto de aficionados, de ganadeiros, toureiros e forcados, para além de muita gente da Crítica, que quiseram saber em primeira mão a composição dos três cartéis que compõem a temporada em que se celebra o 60.º aniversário da inauguração da Praça de Toiros de Santarém.

Com as presenças do Presidente do Município de Santarém, Ricardo Gonçalves, do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, José Miguel Correia Noras, do Vice-Presidente da CAP, Gonçalo Santos Andrade, e dos membros da Associação “Sector 9”, a cerimónia de apresentação dos cartéis decorreu em ambiente muito agradável, abrilhantado pela Bandada Gançaria, que interpretou dois bonitos pasodobles.

Nuno Vinhais, em nome da Associação “Sector 9” começou por saudar todos ospresentes a quem agradeceu a compreensão, o carinho e o apoio aos propósitos filantrópicos subjacentes à missão da Associação, cujo desígnio não seria alcançável sem a cooperação dos patrocinadores, dos toureiros, ganadeiros e forcados, e das Instituições que de uma forma convicta e inequívoca tornam menos difícil a sua grande aposta na valorização da tauromaquia em Santarém.

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém agradeceu o empenho da Associação “Sector 9” em promover a tauromaquia no nosso Concelho, enquanto contribui para a salvaguarda da Festa Brava no nosso país, num tempo em que os anti-taurinos são tão hostis, e para o engrandecimento financeiro da Santa Casa da Misericórdia, cuja acção de solidariedade social é digna dos maiores encómios e da mais sentida gratidão. Enquanto Presidente da autarquia escalabitana, Ricardo Gonçalves garantiu que a Associação “Sector 9” poderá contar com a sua colaboração e total apoio.

José Miguel Noras, recentemente eleito e empossado como Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santarém, evocou a sua colaboração no processo de edificação do Monumento ao Forcado, em Santarém, e na atribuição do nome do Grupo de Forcados Amadores de Santarém à artéria situada entre a Avenida D. Afonso Henriques e a Rotunda do Forcado, à qual, entretanto, foi atribuído o nome do Cabo Fundador do Grupo de Forcados de Santarém, António Gomes Abreu. Agradeceu o empenho da Associação “Sector 9”, a quem igualmente assegurou a sua total disponibilidade de colaboração, dando nota de que a Mesa Administrativa da Misericórdia de Santarém aprovou uma deliberação relativa à classificação da Praça de Toiros como imóvel de interesse cultural, atenta sobretudo a sua especificidade arquitectónica, consignada pelo consagrado Arquitecto Pedro Cid.

Gonçalo Santos Andrade, referiu a estreita colaboração da Confederação dos Agricultores de Portugal com a Monumental “Celestino Graça”, bem expressa na realização da Corrida de Toiros que leva o seu patrocínio, e por sentir que os agricultores portugueses são na sua grande maioria aficionados que se identificam com a acção de salvaguarda e valorização da tauromaquia que é levada a cabo nesta importante praça e, designadamente, pela Associação “Sector 9”.

Em jeito de lide “al alimon” intervieram em seguida Diogo Sepúlveda e Gonçalo Montoya para anunciar a composição dos três cartéis que completam a temporada na Monumental “Celestino Graça”, que estão estruturados em três grandes pilares – a celebração do 60.º aniversário da inauguração da Praça de Toiros, a comemoração do 70.º aniversário sobre a data da inauguração da Feira do Ribatejo e a presença do matador peruano Andrés Roca Rey, a maior figura do toureio na actualidade.

Em bom rigor os cartéis já não constituíram novidade para os aficionados mais bem informados, no entanto a sua confirmação por parte da Associação promotora das corridas é sempre fundamental. Assim, os cartéis são os seguintes:

– No dia 16 de Março, por ocasião das Festas de São José, Tristão Ribeiro Telles de Queiroz toma a alternativa tendo como padrinho António Ribeiro Telles, seu tio, e como testemunhos actuam seus primos Manuel Telles Bastos, João Ribeiro Telles e António Ribeiro Telles (Filho). As pegas estarão cometidas aos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e do Aposento da Moita do Ribatejo, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e Leonardo Mathias, e os toiros são oriundos da Ganadaria de Herdeiros de David Ribeiro Telles.

– No sábado, dia 8 de Junho, por ocasião da Feira do Ribatejo / Feira Nacional de Agricultura, terá lugar a Corrida dos Agricultores / CAP, comemorativa do 60.º aniversário da inauguração da Praça de Toiros escalabitana. Lidam-se três toiros de Veiga Teixeira e três de Dr. António Silva e actuam os cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa, estando as pegas confiadas ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém.

– Na segunda-feira, dia 10 de Junho, Dia de Portugal, realiza-se uma corrida mista que celebrará o 70.º aniversário da Feira do Ribatejo. Actuam os cavaleiros João Moura Júnior e João Ribeiro Telles, que enfrentarão toiros de Murteira Grave, que serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor, capitaneados, respectivamente, por Francisco Graciosa e por António Cortes Pena Monteiro, e o consagrado matador peruano Andrés Roca Rey, que lidará dois toiros da ganadaria espanhola de Álvaro Nuñez.

Entretanto, a Associação “Sector 9” já apresentou os Abonos em três modalidades

– Abono “Sector 9”, Abono Temporada e Abono Feira do Ribatejo – cuja subscrição ocorre até ao dia 10 de Março, e anunciou bilhetes desde 7.50€ e 4.000 bilhetes a menos de 15€. A venda antecipada é feita através do telefone 914 094 038, em www. sector-9.pt, no Posto de Turismo de Santarém e na Ticketline.

Leia também...

Faleceu o cavaleiro Rui Alexandre

O antigo cavaleiro tauromáquico Rui Alexandre foi morto a tiro na passada…

Parabéns, José Manuel Duarte!

José Manuel Duarte cumpre no próximo dia 10 de Junho o 30.º…

Luís Miguel Pombeiro em directo… “Temos de parar de brincar às touradas e ser profissionais…”

Muito oportunamente o sítio “TouroeOuro” publicou uma extensa entrevista com o empresário…

D. Francisco de Mascarenhas homenageado na Golegã

O antigo cavaleiro tauromáquico D. Francisco de Mascarenhas vai ser homenageado na…