“Os equipamentos que uso foram conseguidos em ‘negociações’ com o meu pai, em troca de boas notas”

João Alves Vieira aos 13 anos de idade é um apaixonado por fotografia e video. Reside em Amiais de Cima e frequenta a Escola EB 2/3 de Alcanede onde para além dos estudos realiza vídeo-reportagem sobre os eventos daquele Agrupamento. A mais recente foi no Congresso de Cientistas de ‘palmo e meio’ que decorreu no passado dia 8 de Outubro, na vila.

Como surgiu este seu gosto pela multimédia? O meu gosto pela multimédia surge ainda na primária, quando brincava no computador da minha mãe a fazer vídeos engraçados de mim próprio.

Que tipo de trabalhos gosta de fazer? Gosto de filmar eventos e festas que decorram na minha zona, por vezes faço vídeos informativos que publico no meu canal de YouTube (ios bugado) e gosto de fotografar em pormenor.

Prefere fotografia ou vídeo? É difícil escolher entre os dois… mas talvez goste mais de video por ser um trabalho mais social.

O que mais gosta de fotografar ou filmar? Gosto de fazer fotografia que envolva a natureza, na filmagem gosto de tudo, natureza, eventos, desporto…

Uma imagem vale, realmente, mais do que mil palavras? Concordo plenamente com essa afirmação, pois através de uma imagem conseguimos exprimir e captar um sentimento.

O João é um autodidacta nesta área? Como é que aprendeu a filmar, editar e a produzir conteúdos? Sim, sou um autodidacta, no entanto o meu gosto por esta área levou-me a recorrer ao Google para adquirir conhecimentos, tanto na filmagem como na produção e edição.

Qual foi o trabalho que lhe deu mais ‘luta’? O trabalho que mais “luta” me deu foi o 1° Congresso Nacional Cientistas de Palmo e Meio e o que mais me realizou.

O João apresenta trabalhos diversificados. Em que é que se inspira para o seu trabalho? Posso dizer que me inspiro nos YouTubers que sigo, nas temáticas que eles abordam e como se apresentam.

Que equipamentos e câmaras usa mais frequentemente? A minha Canon EOS M50 o meu gimbal Zhiyun crane v2 e o meu tripé. Todos estes equipamentos foram conseguidos em “negociações” com o meu pai, em troca de boas notas.

Quanto tempo dedica à multimédia? Todo o meu tempo livre. Quando não estou a filmar recorro ao YouTube para melhorar os meus conhecimentos e aptidões.

Onde é que podemos encontrar o seu trabalho? O meu trabalho encontra-se todo publicado no meu canal ‘ios bugado’ no YouTube.

Que conselho daria a quem quer começar nesta área? Quem quiser começar na área aconselho a procurar muita informação, a trabalhar muito e a não desistir do seu sonho.

Um título para o livro da sua vida? “O Sonho de Uma Criança”.

Prato favorito? Hambúrguer do Mcdonalds.

Música? ´Eu Nasci Para a Música´ – José Cid.

Livro? Livros não são o meu forte.

Viagem de eleição? Los Angeles.

Destino de férias? Paris.

Se um dia tivesse de entrar num filme que género preferiria? Filme de acção.

O que mais aprecia nas pessoas? Simpatia humildade e honestidade.

O que mais detesta nelas? Egoísmo, inveja e a mentira.

PARTILHE COM OS SEUS AMIGOS