No dia 13 de Abril, pelas 21h30, a Catedral de Santarém vai receber o espectáculo Os Quadros Vivos de Caravaggio da Companhia italiana Ludovica Rambelli, numa proposta do projecto municipal Santarém Cultura.

Um espectáculo construído com a técnica dos quadros vivos, La ‘Conversione di un Cavallo’ é um trabalho de extrema simplicidade, mas com um grande impacto visual. Sob os olhos dos espectadores são compostas 23 telas de ‘Caravaggio’ com os corpos dos actores, usando objectos do quotidiano e tecidos drapeados. Um único ponto de luz ilumina a cena criando uma moldura imaginária. A precisão iconográfica, a expressiva força dos corpos e expressões faciais, trazem amplamente a poesia da realidade que constituem e diferenciam o trabalho de Michelangelo Caravaggio. As mudanças de quadros são feitas todas à vista, marcadas ritmicamente pela música de Mozart, Bach, Vivaldi e Sibelius.

Este trabalho nasceu em 2006, graças a um projecto educacional da Faculdade de Arquitetura Luigi Vanvitelli desenvolvido por Ludovica Rambelli. Após a primeira apresentação a sua força cénica foi clara e forte, marcando logo presença no Festival Maggio dei Monumenti do Museo di Capodimonte, em Nápoles, nas edições de 2008, 2009, 2010, 2011, e por toda a Itália em museus, galerias, praças, igrejas, preservando sempre a sua sugestão, a sua magia, perante um público muito mais atento e cúmplice, de um trabalho artesanal simples mas rigoroso.

Hoje a Cia Ludovica Rambelli é residente permanente do Museu Diocesano, na Igreja Donnaregina Nuova, em Nápoles.

Algumas das obras representadas no espetáculo são La Deposizione (1602-1603) Museu do Vaticano, Cidade do Vaticano; Estasi di maddalena o Maddalena Klein (1606) Coleção privada, Morte della Vergine (1604) Museu do Louvre, Paris,  Madonna dei Pellegrini (1604-1606) Sant’Agostino, Roma, Santa Caterina d’Alessandria  (1597) Museu Thyssen-Bornemisza, Madrid, La Maddalena   (1594-1595) Galeria Doria Panphilj, Roma, Bacco   (1596-1597) Galeria Degli Uffizi, Florença, entre outras.

Leia também...

“Aproximar as pessoas utilizando a escrita como pretexto”

Entrevista a Joana Anastácio Lopes dos Santos, autora do romance “Prazeres”.

Circulação na Linha do Norte restabelecida na totalidade após atropelamento

A circulação na Linha do Norte já foi restabelecida na totalidade, depois de ter sido cortada nos dois sentidos na sequência de um atropelamento…

Rio Maior Sports Centre recebe duas certificações internacionais

A Federação Internacional de Triatlo e o Instituto do Desporto Australiano, atribuíram ao Rio Maior Sports Centre duas importantes certificações internacionais. Segundo a DESMOR…

Detido autor do ataque com arma branca que feriu oito pessoas em Santarém

O autor do ataque com arma branca que hoje feriu oito pessoas num centro de tratamento de toxicodependência, em Santarém, era utente da instituição…