Ourém, Alcanena e Tomar são as localidades onde vai iniciar o Programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospectiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”, iniciativa que pretende ajudar os empreendedores a encontrar uma ideia de negócio viável e a implementá-la no mercado na actual conjuntura. A iniciativa – de participação gratuita – dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio. Dia 31 de Março, o programa inicia já na Startup Ourém.

Com um conceito ligeiramente diferente dos anteriores programas, este tipo de programa de aceleração dirige-se a empreendedores com ou sem ideias de negócio, sendo objetivo do mesmo criar e identificar ideias no contexto de incerteza recorrendo a três modelos de pensamento e avaliação do contexto atual.

O programa de aceleração é, assim, composto por três módulos / sessões presenciais: “Scenario Planning”, onde os empreendedores serão impelidos a fazer um exercício de planeamento de negócios e reflexão/antecipação de potenciais cenários, explorando panoramas negativos e positivos; “Design Thinking”, painel de debate e pensamento crítico de temas a definir em função das prioridades do projeto e região, que possam levar ao encaminhamento e propostas de soluções, potenciando o desenvolvimento das ideias ainda embrionárias; e “Focus Group”, que pressupõe o envolvimento de empreendedores no debate de soluções/produtos a alinhar com as necessidades da indústria e do mercado, bem como possíveis roadmaps e fatores críticos de sucesso para a sua possível implementação.

Prevê-se a realização de três edições do programa “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza”. O primeiro realiza-se na Startup Ourém, nos dias 31 de março, 12 e 14 de abril, o segundo, realizar-se-á na Startup Alcanena, nos dias 11,13 e 19 abril, e o terceiro será realizado em Tomar a 18, 20 e 27 de abril.

De referir que o programa de Aceleração de Ideias de Negócio e Prospetiva Estratégica “Geração de Ideias em Contexto de Incerteza” é uma iniciativa do projeto Médio Tejo + Empreendedor, apoiado pelo CENTRO2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Promoção do Espírito Empresarial. O mesmo visa estimular a cultura empreendedora na região do Médio Tejo, através da disponibilização de um conjunto de iniciativas que promovam a criação de condições para atrair potenciais empreendedores, gerando novas ideias de negócio e novas iniciativas. Baseia-se na utilização de novas metodologias para tornar a região mais empreendedora, com uma maior cultura de desenvolvimento do empreendedorismo, criando pontes entre os diversos intervenientes da comunidade.

Os interessados em firmar a sua inscrição nestes programas de aceleração devem efetuar a mesma no portal Sítio do Empreendedor, em http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/destaques/geracao-de-ideias-em-contexto-de-incerteza-/329. Para mais informações, está disponível a área de apoio ao empreendedorismo da NERSANT através dos contactos sitiodoempreendedor@nersant.pt ou 249 839 503.

Leia também...

Assinado contrato para requalificação do IC2 entre Alcobaça e Rio Maior

 A requalificação do Itinerário Complementar 2 (IC2), um investimento de 8,4 milhões…

“A FRIMOR atrai jovens dos 8 aos 80 e é assim que pretendemos continuar”

“A Feira de Setembro de Rio Maior, com 300 anos de existência…

Covid-19: Portugal regista mais 731 casos e 11 mortes nas últimas 24 horas

Portugal regista hoje mais 731 casos confirmados de infecção com o coronavírus…
Foto de arquivo

Trânsito condicionado na A23 devido a reparação do pavimento

A circulação na Autoestrada 23, entre os quilómetros 13,6, no concelho do…