A Câmara de Ourém vai investir cerca de dois milhões de euros na reabilitação da rede viária em quatro freguesias, segundo os concursos públicos publicados esta semana em Diário da República.
O concurso para a reabilitação de vias na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais, e na União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos tem um preço base de 745.823,02 euros e uma execução prevista de 270 dias.
Neste caso, está contemplada a requalificação da ponte da Soalheira e ruas adjacentes, na União de Freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio e Formigais.
Além de ser estreita, a ponte atualmente está interditada à passagem de veículos pesados, o que “causa alguns constrangimentos”, explicou o presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque.
No caso da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, trata-se de ruas na zona norte.
Já o concurso para a beneficiação da rede viária na freguesia de Caxarias é de 474.600 euros, compreendendo duas vias e um prazo de execução de 120 dias.
Um terceiro concurso público hoje publicado em Diário da República refere-se à pavimentação de diversas ruas na freguesia de Seiça, investimento de 751.193,55 euros para concretizar em 180 dias.
O presidente daquele município do distrito de Santarém referiu que este investimento decorre de um plano para melhorar as vias um pouco por todo o concelho, sendo que agora contempla quatro freguesias.
“Temos mais outras situações que estão em curso, um investimento global que chegará, seguramente, muito perto ou até ultrapassará os cinco milhões de euros, que tem em vista, precisamente, a requalificação de muitas das vias que estão a precisar”, declarou Luís Albuquerque.
Segundo o autarca, o investimento é feito exclusivamente com verbas municipais.