A Câmara de Ourém lançou o concurso público para a compra de dois autocarros elétricos, para a realização de circuitos urbanos na sede do concelho e em Fátima, no valor de 712 mil euros.

De acordo com o concurso publicado na segunda-feira em Diário da República, um dos autocarros que o município do distrito de Santarém pretende adquirir é de 30 lugares e o outro de 16.

O concurso contempla ainda o fornecimento e instalação de dois carregadores elétricos, distribuídos por Ourém e Fátima.

O presidente da Câmara, Luís Albuquerque, explicou que se trata de um investimento na ordem dos 854 mil euros, com financiamento do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos de quase 605 mil euros. Ao Município de Ourém cabe custear cerca de 250 mil euros.

Luís Albuquerque adiantou que este é o terceiro procedimento para a compra de viaturas elétricas para a autarquia.

“Estão em fase de entrega quatro veículos ligeiros e agora foram lançados os procedimentos para os autocarros e, ainda, para uma carrinha de nove lugares”, declarou.

Neste último caso, o preço base do concurso, publicado em Diário da República na terça-feira, é de 52.306 euros.

O autarca acrescentou que se pretende tornar “a frota do Município mais amiga do ambiente”, referindo que “sempre que forem lançados avisos e a Câmara tenha capacidade para comparticipação da componente nacional, o objetivo é continuar com este processo”.

Em dezembro, a Câmara tinha anunciado que iria apresentar uma candidatura para a criação de circuitos urbanos de transporte público em Ourém e Fátima, com recurso a autocarros elétricos.

Segundo uma nota de imprensa emitida na ocasião, o projeto visa reforçar a rede de transporte público de passageiros no concelho, assim como fomentar uma mobilidade mais limpa, com melhorias na qualidade de vida das cidades e dos seus habitantes.

Para o Município, o objetivo é “responder às carências existentes na rede de transportes públicos de passageiros concelhia, beneficiando a mobilidade nas cidades de Ourém e Fátima no que respeita às deslocações para locais de residência, de trabalho, estabelecimentos de ensino e zonas comerciais”.

Leia também...

Músico dos Santos & Pecadores morre vítima de acidente de trabalho em Tremez

Rui Martins, um dos músicos da banda Santos & Pecadores, morreu na…

Alterações ao Código da Estrada entram em vigor amanhã com multas agravadas

As alterações ao Código da Estrada aprovadas em Novembro entram na sexta-feira,…

Médico detido por abuso sexual de menores

Um homem de 27 anos foi detido esta manhã no Bairro de…

PSP apreende mais de 250 de aves na Avisan

Levantados três autos de contra-ordenação.