A Câmara de Ourém afastou a possibilidade de aplicar uma taxa turística no município, medida que a AHP – Associação da Hotelaria de Portugal e os hoteleiros de Fátima receberam com satisfação.

A autarquia afastou a possibilidade de avançar para a taxa turística, proposta em 2018, como forma de contrapartida face ao “desgaste que os turistas provocam nas infraestruturas, como estradas e saneamento”.

O presidente do município, Luís Albuquerque (Coligação Ourém Sempre – PSD/CDS), explicou à agência Lusa que, como o Governo vai transferir para as autarquias 7,5% do IVA cobrado à hotelaria e restauração dos concelhos, “esse valor é equivalente à taxa turística e seria duplicar”.

“Em boa hora a AHP propôs ao Governo a afectação do ‘IVA Turístico’ aos municípios com maior carga turística, medida que teve consagração na Lei das Finanças Locais e que aguarda ainda regulamentação específica”, afirma o presidente da AHP, Raul Martins, citado numa nota de imprensa.

O dirigente associativo afirma que a AHP ficou “muito satisfeita” com a “decisão do presidente da Câmara Municipal de Ourém, que reconheceu que não faria sentido aplicar a taxa quando a Lei prevê essa compensação”.

Este responsável entende que “é o destino turístico Fátima que tem a ganhar e os hoteleiros, que são poupados à sobrecarga”.

Por isso, considera que esta “é uma dupla vitória a favor da hotelaria e do turismo”, esperando que “outros municípios recuem nas suas intenções, seguindo o exemplo de Fátima e respeitando o que a Lei das Finanças Locais veio consagrar a favor dos municípios”.

“É publicamente conhecida a posição desde sempre assumida pela AHP, a nível nacional, contra as taxas turísticas sem qualquer contrapartida para o turismo e que apenas visam uma alegada compensação pela carga turística, servindo, afinal, para satisfazer necessidades gerais das autarquias”, acrescentou Raul Martins.

Leia também...

Praia de Carvoeiro renova Bandeira Azul em ano de desafios

A Praia Fluvial de Carvoeiro, concelho de Mação, ganhou pelo 14ª ano…

Chef do OH!VARGAS vence prémio AHRESP na categoria de ‘Novo Talento’

Em menos de uma semana, o restaurante OH!VARGAS volta a estar de…

Rita Marques realça contributo do turismo religioso na diversificação de mercados

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou hoje o “contributo…

Posto de turismo reabriu na Barquinha com venda de produtos locais

O Posto de Turismo de Vila Nova da Barquinha reabriu ao público,…