Na corrida em que assinalou o seu 50.º aniversário, o Grupo de Forcados Amadores da Chamusca registou um agradável triunfo, para o que muito contribuíram também os antigos forcados que quiseram dar um ar da sua graça e afirmar que são forcados para sempre.

Seis grandes pegas aos cinco toiros e um novilho de distintas ganadarias foi o resultado desta grandiosa jornada, que evidenciou a qualidade dos forcados chamusquenses frente a toiros que lhes pediram muitas contas.

Foram solistas o Cabo Nuno Marecos (à segunda tentativa), o antigo Cabo Nuno Marques (à terceira), Francisco Rocha (à primeira), Vítor Rosa (à primeira), Miguel Santos (à segunda, a dobrar uma primeira tentativa do veterano Luís Isidro, que saiu lesionado) e o jovem Afonso Aranha (à primeira).

Grande êxito de Rui Salvador frente a um toiro de Vinhas, naquela que foi a penúltima corrida da sua gloriosa carreira, tendo sido homenageado pelos 40 anos de alternativa. 

O prémio de bravura foi para o toiro de Fernandes de Castro (bem lidado por António Prates) e o de apresentação distinguiu o exemplar de Vasconcellos Andrade, um toiro muito complicado a que Duarte Pinto soube superar. 

Luís Rouxinol toureou em segundo lugar outro toiro complicado de Passanha, estando ao seu nível de grande lidador; e António Ribeiro Telles (Filho) esteve bem frente ao toiro de Murteira Grave. O jovem amador Vasco Veiga foi quem mais chegou ao público e, apesar de algum nervosismo inicial, terminou em elevado nível.

A corrida foi bem dirigida por Manuel Gama, assessorado pelo médico veterinário Dr. Feliciano Reis.

Leia também...

Santarém – A emoção do Toureio de Verdade

A temporada escalabitana tem o seu início marcado para o próximo dia de S. José com um cartel de grande interesse – embora no…

A segunda do Campo Pequeno…

A segunda das quatro corridas anunciadas para a presente temporada do Campo Pequeno foi banalíssima. Não transcendeu como deveria ter acontecido. Foi mais do…

Portugueses em destaque em Espanha

Num festival, levado a efeito em Cartaya, na província de Huelva, onde o toureio a cavalo foi rei registaram saborosos triunfos os marialvas portugueses…

Tarde grandiosa em Santarém

Santarém – 10 de Junho de 2023 – Corrida à Portuguesa. Cavaleiros: António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e João Salgueiro da Costa;…