Fotografia do município

O Centro Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia, vai acolher a XXIX Astrofesta, entre sexta-feira e domingo, com diversas actividades e palestras ligadas à astronomia, contacto com cientistas e observações noturnas com recurso a telescópios.

“Palestras, observações astronómicas e ‘workshops’ marcam esta edição da festa da astronomia que assinala os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e permite a centenas de pessoas, nomeadamente a crianças e jovens, a observação do espaço e o contacto entre visitantes, investigadores, astrónomos amadores e profissionais, professores, entre outros”, disse à Lusa o astrónomo Máximo Ferreira, coordenador científico do Centro de Ciência Viva (CCV) de Constância, no distrito de Santarém.

Com o mote ‘Constância no centro do Universo’, a Astrofesta apresenta um programa de três dias com diversas iniciativas ligadas à astronomia e observações do espaço, além de actividades culturais, palestras e “duas sessões especiais no planetário”, destacou o astrónomo.

Uma das sessões será sobre a “História da Navegação Astronómica” e outra, no âmbito das comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, sobre a ‘Astronomia de Os Lusíadas – Viagem de Vasco da Gama’, num relato sobre a forma como a astronomia está presente na obra do poeta e na época dos descobrimentos.

O Centro de Ciência Viva de Constância – Parque de Astronomia terá ainda observações nocturnas, um minicurso de introdução à astronomia, ‘workshops’ e várias palestras, nomeadamente sobre “Portugal nos grandes telescópios do Observatório Europeu do Sul” e “18.maio.2024 – Dia do Super Bólide Ibérico”.

Inaugurado em março de 2004, o Centro de Ciência Viva de Constância é composto por um edifício principal com auditório, observatório e planetários e vários módulos exteriores.

Um parque de campismo de apoio às actividades aos visitantes, um lago Arquimedes e cinco cúpulas móveis que abrigam telescópios de várias arquiteturas e aberturas são outros dos equipamentos do centro, além do “maior telescópio público existente em Portugal, com capacidade de captar imagens de estrelas a milhares de anos-luz”, salientou Máximo Ferreira.

O CCV de Constância dispõe ainda de uma aeronave Lockheed T-33 T-Bird, cedida pela Força Aérea Portuguesa para exposição e divulgação científica, e um foguetão da Agência Espacial Europeia.

Situado no Alto de Santa Bárbara, em Constância, num espaço de cerca de quatro hectares, o CCV de Constância – Parque de Astronomia, tem um orçamento de 140 mil euros por ano e nove funcionários a tempo inteiro, dos quais cinco são professores, recebendo uma média de 25 mil visitantes por ano.

Leia também...

A herdade no Alviela e o pergaminho que ia para o lixo

Pergaminho do século XII salvo do lixo em Vale de Figueira.

Sete doces regionais do distrito de Santarém nos nomeados às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Os Arrepiados e os Celestes de Santarém, o Bolo de Cabeça e…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída…

Bordalo II instala poupa gigante no Centro Histórico de Santarém

Artur Bordalo da Silva “Bordalo II” (à esquerda na foto) e a…