A judoca Patrícia Sampaio recebeu na quinta-feira, 5 de Fevereiro, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, as insígnias de Comendadora da Ordem de mérito, pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Paris’2024.
A cerimónia de distinção à judoca portuguesa, de 26 anos, decorreu no Palácio de Belém e seguiu-se a outras distinções da Presidência da República a atletas realizadas ainda em Novembro, no âmbito da Cerimónia Olímpica 2025.
Patrícia Sampaio, a melhor judoca portuguesa da actualidade, conquistou em Paris2024 a quarta medalha olímpica para a modalidade, depois das medalhas, todas de bronze, de Nuno Delgado (Sydney’2000), Telma Monteiro (Rio de Janeiro’2016) e Jorge Fonseca (Tóquio’2020).
Nuno Delgado (Comendador da Ordem Infante D. Henrique), Telma Monteiro (Ordem de Mérito) e Jorge Fonseca (Ordem de Mérito) foram em outras ocasiões distinguidos, bem como, no último ano, o judoca paralímpico Djibrilo Iafa (Ordem de Mérito).
A distinção à judoca tomarense Patrícia Sampaio surge num período particularmente consistente da sua carreira, marcado por novos títulos e resultados de relevo. O reconhecimento presidencial coincide com uma fase de afirmação competitiva da atleta. A 22 de Novembro de 2025, Patrícia Sampaio sagrou-se campeã nacional de seniores na categoria de -78 kg, no Campeonato Nacional realizado em Odivelas. O triunfo valeu-lhe o sexto título nacional da carreira, reforçando a regularidade competitiva que tem evidenciado ao longo dos últimos anos.
Em representação da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, a judoca confirmou o estatuto de referência nacional na sua categoria, num percurso acompanhado tecnicamente pela sua equipa e pelo treinador Igor Sampaio.
Nascida em Tomar a 30 de Junho de 1999, Patrícia Sampaio construiu um currículo que a coloca entre as principais figuras do judo português. Para além dos seis títulos nacionais, soma a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o título de campeã europeia em 2025 e uma medalha de bronze em Campeonatos do Mundo no mesmo ano.
No circuito internacional, alcançou igualmente vitórias em provas do Grand Slam, nomeadamente em Paris e Ulaanbaatar, resultados que contribuíram para a sua presença entre a elite mundial da categoria de -78 kg. Em 2019 foi distinguida como Atleta Feminina do Ano pela Confederação do Desporto de Portugal.
A sucessão de resultados, a par do reconhecimento institucional agora recebido, consolida o percurso de Patrícia Sampaio como um dos mais consistentes do judo nacional, mantendo a atleta tomarense entre as referências portuguesas da modalidade no panorama internacional.
Em Novembro, na cerimónia de celebração olímpica, Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Carlos Lopes a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, a Pedro Pichardo o título de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, a Iúri Leitão o Grande-Oficial da Ordem do Mérito e a Gustavo Gonçalves, João Ribeiro, Messias Baptista e Pedro Casinha o grau de Oficial da Ordem do Mérito.
Posteriormente, tal como aconteceu agora com Patrícia Sampaio, o ciclista Rui Oliveira, que, com Iúri Leitão, conquistou a medalha de ouro no madison nos Jogos Olímpicos Paris2024, foi recebido no Palácio de Belém para ser condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.
Outros condecorados foram os atletas paralímpicos Cristina Gonçalves (boccia), Miguel Monteiro (atletismo) Carolina Duarte (atletismo) e Sandro Baessa (atletismo) igualmente medalhados em Paris2024.
