Renato Possante Bento cessa funções, por indicação superior, como Director do Centro Distrital de Santarém da Segurança Social no próximo domingo, 18 de Agosto, devendo ser substituído no cargo pela ex-deputada Paula Carloto de Castro, de 61 anos.
Com a entrada de Paula Carloto, Renato Bento, de 52 anos, licenciado em Gestão, volta ao cargo de Inspector Superior da Inspecção-Geral do Ministério da Solidariedade e Segurança Social, função que exercia antes de ser nomeado director da Segurança Social de Santarém, em Dezembro de 2017.
Renato Bento dirigiu na quarta-feira (dia 14) emails aos presidentes das Câmaras e das Comunidades Intermunicipais, aos provedores das Misericórdias, responsáveis pelas instituições de solidariedade social do distrito e aos trabalhadores do Centro Distrital de Santarém do ISS, IP, dando-lhes conta da cessão de funções: “Ao cessar funções, no dia 18 de Agosto de 2024, como Director do Centro Distrital de Santarém do ISS,IP, gostaria de vos transmitir, no final desta missão de mais de seis anos e meio, que em tempo algum enfrentámos, conjuntamente, desafios tão intensos, exigentes e humanamente exaustivos, sobretudo face à crise pandémica provocada pelo vírus SARS.Cov2, mas também a outros acontecimentos internacionais, como a crise de refugiados da Ucrânia e a crise de migrantes desalojados no País e que exigiram de todas as entidades de serviço público uma extraordinária capacidade de adaptação a contextos totalmente adversos em cada um dos territórios”, pode ler-se nas cartas enviadas.
Nas missivas, Renato Bento destacou “o processo de descentralização de competências da área social, objectivo de enorme dimensão e onde demonstrámos toda a nossa capacidade colectiva de concretização de um enorme projecto político, no qual o distrito de Santarém foi exemplo e referência, para todo o território nacional, na forma como o planeámos e concretizámos”, sublinhou.
Na carta dirigida aos dirigentes da IPSS e provedores das Santas Casas da Misericórdia, Renato Bento recordou “as conquistas, desde a implementação da Creche Feliz, os programas de investimento PARES 3.0 e Plano de Recuperação e Resiliência, nos quais o sector social do distrito de Santarém mostrou toda a sua dinâmica, ousadia e esforço ao ser um dos distritos do País com mais projectos de investimento em curso e maior investimento público elegível”, destacou.
Finalmente, aos trabalhadores do Centro Distrital de Santarém, Renato Bento admitiu ter sido “um privilégio” servir aquele Centro enquanto director, uma casa onde, há precisamente 25 anos, iniciou a sua vida profissional no contexto do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, demonstrando ainda “gratidão pelo empenho, esforço e resultados alcançados, que muito honram os profissionais das diferentes áreas de trabalho do Centro Distrital e que o tornam, hoje, um serviço de referência do Instituto da Segurança Social”, salientou.
“Mais do que projectos, construímos equipas fortes e resilientes, num forte sentido de dever individual e colectivo na prossecução da nobre missão do Instituto da Segurança Social, que continuará, estou certo, a trilhar o caminho do sucesso e da excelência organizacional”, concluiu.
Paula Carloto, que deverá em breve assumir o lugar, é militante do PSD, Licenciada em Direito pela Universidade Católica, foi assessora no Governo de Cavaco Silva, Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal do Entroncamento. No Governo de Durão Barroso (2002-2004) foi deputada na Assembleia da República, tendo depois integrado o Conselho de Administração do Instituto Nacional dos Transportes Ferroviários. É líder da bancada do PSD na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
Ultimamente era um quadro da “The Navigator Company”, empresa que se dedica ao fabrico e comercialização de papel em Portugal.