O PCP realizou duas tribunas públicas na quarta-feira, 17 de Novembro, no âmbito da uma acção nacional “Combater a covid-19, recuperar atrasos, garantir o acesso aos cuidados de saúde”, nos hospitais de Santarém e Torres Novas.

Segundo o partido, estiveram presentes nestes dois locais Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu e Diogo d’Ávila, membro do Comité Central do PCP. A iniciativa tinha o objectivo de divulgar as propostas do PCP para a área da saúde e reafirmar a necessidade de defesa do SNS, reforçando o seu financiamento, contratando mais profissionais e melhorando os seus equipamentos.

“Por cada uma das iniciativas passaram também testemunhos vivos de uma realidade que é marcada pelo atraso de milhões de consultas, de novas consultas que não são marcadas, de exames de diagnóstico que não se realizam, da falta de médicos, enfermeiros, técnicos, assistentes técnicos e auxiliares de acção médica, da exaustão cada vez mais sentida por aqueles que se encontram actualmente em funções, de sistemas de telecomunicações e equipamentos informáticos obsoletos e das consequências gravíssimas decorrentes do encerramento de extensões de saúde”, refere uma nota da Direcção da Organização Regional de Santarém (DORSA) do PCP.

O PCP considera que é importante “que o Serviço Nacional de Saúde assegure a capacidade de resposta no tratamento dos doentes com covid-19”, mas lembra que é igualmente importante que “recupere a prestação de cuidados de saúde que ficaram por realizar e que garanta o acesso à saúde aos doentes com outras patologias”.

Para isso, o PCP refere que é “preciso dotar o SNS, os hospitais e os centros de saúde dos meios necessários (financeiros, humanos, técnicos e materiais) para recuperar as consultas, as cirurgias, os tratamentos e os exames em atraso”.

O PCP já propôs na Assembleia da República um Plano Nacional de Emergência, cujas medidas aprovadas reclamam do Governo a sua concretização.

A DORSA do PCP reafirma que “continuará a sua intervenção neste sentido e apela à mobilização e luta dos trabalhadores da área da saúde, bem como dos utentes na defesa e valorização do SNS”.

Leia também...

Bombeiros de Santarém detectaram o último cidadão português do lote de desaparecidos em Moçambique

Um destacamento de Bombeiros do distrito de Santarém, composto por 19 operacionais…
Imagem ilustrativa

Três homens morrem em queda numa fossa de exploração pecuária na Chamusca

Três homens morreram hoje depois de caírem dentro de uma fossa de…

Forcados Amadores do Cartaxo: Amor pela sua terra e respeito pelas tradições faz Grupo ser uma realidade

O Grupo de Forcados Amadores do Cartaxo (GFAC) tem tido, ao longo…

Governo suspende pagamento da Taxa Social Única previsto para sexta-feira

O Governo suspendeu o pagamento da Taxa Social Única (TSU) previsto para…