O concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a 21 de Dezembro, fecha a programação deste ano do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com Cuca Roseta e comédia de improviso também em cartaz.

A temporada de Outubro a Dezembro do Teatro Virgínia dada a conhecer pela autarquia, tendo o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), destacado uma “programação de muita qualidade, multifacetada, e direccionada para diversos tipos de público, nas mais diversificadas áreas performativas” da programação do teatro municipal.

“A programação deste trimestre segue em linha com a qualidade de oferta cultural que fazem do Virgínia e de Torres Novas uma referência na região e no país”, afirmou o autarca, tendo destacado a presença no cartaz das várias colectividades do concelho ao nível do teatro, dança e música, a par dos espectáculos de ópera, com “Carmina Burana” (em Outubro), fado, com Cuca Roseta (em Novembro), dança clássica, com o “Lago dos Cisnes” (em Dezembro), os Harlem Gospel Choir e um tributo a Prince (em Dezembro), e ainda o concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a fechar a programação do ano, a 21 de Dezembro.

A nova temporada abre a 14 de Setembro com a 14.ª edição do Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos, do Conservatório de Música do Choral Phydellius, ao que se seguirá, a 21 de Setembro, um concerto de Mazgani com o seu último álbum de originais (“The Poet’s Death”) e Luís Franco Bastos com o espectáculo “Consciente”, o seu novo solo de comédia.

Em Outubro celebram-se os aniversários da inauguração (63.º) e da remodelação (14.º) do actual edifício do Teatro Virgínia, decorrendo no dia 11 uma sessão para escolas de “O Republicário”, um espectáculo da Casa da Esquina, destinado a alunos do 3.º ciclo e do secundário, e um concerto da banda local Dog’s Bollocks seguidos de Sam Alone, com entrada livre.

No dia 12 de Outubro, sobem ao palco Ana Bola e José Pedro Gomes com a peça “Casal da Treta”, terminando a programação do mês com um espectáculo de novo circo da companhia Erva Daninha.

Em Novembro, o Teatro Maior de Idade estreia a peça “A Criação do Mundo” no dia 08, numa sessão para escolas e instituições, repetindo no dia 09 para o público geral. Ainda em Novembro, actuam o bailarino Marco da Silva Ferreira (dia 16) e a fadista Cuca Roseta (dia 23), culminando o cartaz desse mês com Mário Daniel a apresentar o espectáculo interactivo “Minutos Mágicos”.

Em Dezembro, mês que Pedro Ferreira disse ser “muito especial” em termos de oferta cultural, actua o Harlem Gospel Choir no dia 07, com um tributo especial a Prince, e a companhia Russian Classical Ballet apresenta o espectáculo de bailado “Lago dos Cisnes” (dia 20).

Antes, nos dias 12 e 13, Catarina Requeijo aborda as questões de género no espectáculo “É pró menino e prá menina”, em sessões para escolas e para famílias.

O último espectáculo do ano, no dia 21, vai comemorar os 50 anos de música e palavras da carreira de Pedro Barroso, músico com fortes ligações ao concelho, residente em Riachos, e onde a autarquia está a edificar uma Casa-Memória com o espólio do artista.

Os bilhetes estão à venda desde segunda-feira, dia 26 de Agosto.

Leia também...

Cem Soldos em contagem decrescente para mais uma edição de Bons Sons

Cem Soldos já entrou em contagem decrescente para receber mais uma edição…

Recriação histórica no Convento de S. Francisco e Jardim da República

A recriação histórica “Santarém, Cortes & Lendas” vai realizar-se de quarta-feira a…

Grupo Onomástico “Os Mários” celebra 30 anos

O Grupo Onomástico “Os Mários” realizou no passado dia 19 de Janeiro,…

Tasquinhas d’Aldeia no Granho de 26 a 28 de Julho

A localidade de Granho, no concelho de Salvaterra de Magos, recebe de…