O concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a 21 de Dezembro, fecha a programação deste ano do Teatro Virgínia, em Torres Novas, com Cuca Roseta e comédia de improviso também em cartaz.

A temporada de Outubro a Dezembro do Teatro Virgínia dada a conhecer pela autarquia, tendo o presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), destacado uma “programação de muita qualidade, multifacetada, e direccionada para diversos tipos de público, nas mais diversificadas áreas performativas” da programação do teatro municipal.

“A programação deste trimestre segue em linha com a qualidade de oferta cultural que fazem do Virgínia e de Torres Novas uma referência na região e no país”, afirmou o autarca, tendo destacado a presença no cartaz das várias colectividades do concelho ao nível do teatro, dança e música, a par dos espectáculos de ópera, com “Carmina Burana” (em Outubro), fado, com Cuca Roseta (em Novembro), dança clássica, com o “Lago dos Cisnes” (em Dezembro), os Harlem Gospel Choir e um tributo a Prince (em Dezembro), e ainda o concerto comemorativo dos 50 anos de carreira do músico Pedro Barroso, a fechar a programação do ano, a 21 de Dezembro.

A nova temporada abre a 14 de Setembro com a 14.ª edição do Estágio para Jovens Instrumentistas Torrejanos, do Conservatório de Música do Choral Phydellius, ao que se seguirá, a 21 de Setembro, um concerto de Mazgani com o seu último álbum de originais (“The Poet’s Death”) e Luís Franco Bastos com o espectáculo “Consciente”, o seu novo solo de comédia.

Em Outubro celebram-se os aniversários da inauguração (63.º) e da remodelação (14.º) do actual edifício do Teatro Virgínia, decorrendo no dia 11 uma sessão para escolas de “O Republicário”, um espectáculo da Casa da Esquina, destinado a alunos do 3.º ciclo e do secundário, e um concerto da banda local Dog’s Bollocks seguidos de Sam Alone, com entrada livre.

No dia 12 de Outubro, sobem ao palco Ana Bola e José Pedro Gomes com a peça “Casal da Treta”, terminando a programação do mês com um espectáculo de novo circo da companhia Erva Daninha.

Em Novembro, o Teatro Maior de Idade estreia a peça “A Criação do Mundo” no dia 08, numa sessão para escolas e instituições, repetindo no dia 09 para o público geral. Ainda em Novembro, actuam o bailarino Marco da Silva Ferreira (dia 16) e a fadista Cuca Roseta (dia 23), culminando o cartaz desse mês com Mário Daniel a apresentar o espectáculo interactivo “Minutos Mágicos”.

Em Dezembro, mês que Pedro Ferreira disse ser “muito especial” em termos de oferta cultural, actua o Harlem Gospel Choir no dia 07, com um tributo especial a Prince, e a companhia Russian Classical Ballet apresenta o espectáculo de bailado “Lago dos Cisnes” (dia 20).

Antes, nos dias 12 e 13, Catarina Requeijo aborda as questões de género no espectáculo “É pró menino e prá menina”, em sessões para escolas e para famílias.

O último espectáculo do ano, no dia 21, vai comemorar os 50 anos de música e palavras da carreira de Pedro Barroso, músico com fortes ligações ao concelho, residente em Riachos, e onde a autarquia está a edificar uma Casa-Memória com o espólio do artista.

Os bilhetes estão à venda desde segunda-feira, dia 26 de Agosto.

Leia também...

Nuno Figueiredo recebe Prémio de Poesia em cerimónia de homenagem a Mário Viegas

O Centro Cultural Regional de Santarém realiza, no sábado à tarde, uma…

SNS é o tema da celebração da Revolução de Abril em Salvaterra de Magos

A Câmara de Salvaterra de Magos escolheu como tema para a comemoração…

Câmara de Santarém adquire espólio de Alexandre Herculano em leilão

A Câmara de Santarém adquiriu o lote do espólio do escritor Alexandre…

Centenário de Bernardo de Santareno assinalado com iniciativas em todo o país

O centenário de Bernardo Santareno vai ser assinalado ao longo do próximo…