O bispo de Santarém, José Traquina, preside à Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto, que será marcada “pelo calor da diáspora”, apesar da mobilidade das pessoas estar mais comprometida, devido à pandemia.

A peregrinação, que tem início no dia 12 de Agosto, integra também a Peregrinação Nacional do Migrante e Refugiado, sendo a primeira grande peregrinação aniversária do ano que regista a inscrição de grupos estrangeiros.

“Este ano, em virtude da pandemia, a mobilidade das pessoas está mais comprometida. Ainda assim estão registados sete grupos da Alemanha, Espanha, Costa do Marfim, Sri Lanka, Itália e Polónia”, refere o Santuário de Fátima, adiantando que todas estas participações já foram agendadas depois do início do desconfinamento.

Esta cerimónia assinala a quarta aparição. A única que teve lugar noutra data, a 19 de Agosto, e noutro lugar. “A Virgem apareceu numa zona chamada Valinhos, a cerca de três quilómetros da Cova da Iria e a poucas centenas de metros da casa de Lúcia”, explica o Santuário.

Este ano, por razões de segurança, o Santuário decidiu cancelar a Vigília de Oração a este lugar, que habitualmente decorre na noite do dia 19, contando com uma participação “muito expressiva” de peregrinos, mantendo, contudo, o Terço e a Procissão das Velas, na Capelinha das Aparições e Recinto de Oração, respectivamente, nessa noite.

Em causa, segundo o Santuário, está a configuração do espaço que “impede o necessário distanciamento social no Caminho dos Pastorinhos”.

Gesto característico no ofertório da Eucaristia da peregrinação aniversária de 13 de Agosto, e que se manterá, é a oferta de trigo, pelos peregrinos, que se realiza este ano pela 80.ª vez.

O programa da Peregrinação mantém-se idêntico ao celebrado este ano, desde maio. No dia 12, às 21:30 haverá a recitação do Rosário, seguido da Procissão das Velas e da celebração da Palavra no Altar do Recinto.

No dia 13, às 09:00, haverá novamente o Rosário internacional, seguido, às 10:00 da Missa Internacional, com a Bênção dos Doentes. A peregrinação terminará com a Procissão do Adeus.

Leia também...

Barquinha – IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

Amanha, dia 28 de Outubro, decorrerá no Auditório Municipal da Barquinha o IV Encontro de Cultura Popular do Ribatejo, numa iniciativa do Fórum Ribatejo…

Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária

O artista plástico Francisco Pereira expõe ‘Paisagens’ na Sociedade Recreativa Operária, em Santarém. A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Setembro…

Lenda da Sopa da Pedra chega às crianças de todo o mundo através da Expo 2020 Dubai

A lenda da Sopa da Pedra, prato típico de Almeirim, foi incluída na segunda edição do livro electrónico de contos infantis “Children’s Tales from…

Centro Cultural Regional de Santarém assinala 40 anos de serviço em prol da Cultura

Animador cultural, António Amaral e Elias Rodrigues, presidente da direcção do CCRS Criado a 10 de Julho de 1980, na sequência de um projecto…