Foto ilustrativa

Cerca de 50 concelhos de Portugal continental estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No continente, estão em perigo máximo de incêndio cerca de 50 concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Viseu, Portalegre, Guarda, Vila Real e Bragança.

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Castelo Branco e Évora com 38 graus Celsius, seguida de Portalegre e Beja com 36 e Santarém, Braga e Bragança com 34.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até domingo.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA manteve o aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Castelo Branco, Guarda, Beja e Portalegre até às 18h00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, sendo por vezes forte de nordeste nas terras altas das regiões Norte e Centro até ao meio da manhã.

A previsão aponta ainda para uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus (em Leiria) e os 23 (em Castelo Branco e Faro) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 38 (em Castelo Branco e Évora).

Leia também...

Município de Santarém leva animação às ruas da cidade no Desfile de Cabrestos e Campinos a Cavalo

O Município de Santarém, através do projeto Santarém Cultura, vai levar muita…

Câmara Municipal de Salvaterra de Magos atribui bolsas de estudo ao Ensino Superior

Com o objectivo de reduziras desigualdades sociais que impedem ou reduzem as…

Cordis apresentam “Reflexo” no Teatro Sá da Bandeira

O grupo Cordis, piano e guitarra portuguesa, apresenta no sábado, no Teatro…

Abrantes atribui medalha de mérito ao RAME nos 103 anos de elevação a cidade

A Câmara Municipal de Abrantes (CMA) celebrou os 103 anos da elevação…