O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas vai levar a efeito, no dia 13 de Outubro (sábado), a iniciativa que denominou de “Pifaradas”.

Este encontro tem por fim exaltar o instrumento tradicional e rústico – o pifaro de cana – assim como o seu perigo de extinção face à sua dificuldade de execução e ao desconhecimento do seu fabrico.

Pelas 16h00, na escola primária de Fontaínhas, decorrerá uma conversa/debate, sobre o pífaro de cana, do seu interesse etnográfico e de como o preservar. Pelas 21h30, no Centro Cultural das Fontainhas e Grainho, decorrerá uma mostra cultural de exaltação a este instrumento.

Leia também...

Mulher de 31 anos detida por burla qualificada

Uma mulher, de 31 anos de idade, foi detida no dia 10 de Julho, pelos militares do Posto Territorial da GNR de Benavente pela…

Nos 50 anos da morte de Celestino Graça, Grupo Académico passou a Sócio Efectivo da Federação de Folclore

O Grupo Académico de Danças Ribatejanas realizou ontem à noite, no Centro Etnográfico Celestino Graça, em Santarém, uma sessão evocativa e de homenagem a…

Coruche promove campanha de angariação de bens para crianças

A Câmara de Coruche tem a decorrer, até 05 de janeiro de 2019, o programa “Somos Crianças Somos Solidári@s”, que inclui uma campanha de…

‘Taste Up’ desafia promotores turísticos no Cartaxo

O programa de aceleração de projectos na área do turismo gastronómico, que se encontra a percorrer o país através da dinamização de oficinas de…