O Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Grainho e Fontainhas vai levar a efeito, no dia 13 de Outubro (sábado), a iniciativa que denominou de “Pifaradas”.

Este encontro tem por fim exaltar o instrumento tradicional e rústico – o pifaro de cana – assim como o seu perigo de extinção face à sua dificuldade de execução e ao desconhecimento do seu fabrico.

Pelas 16h00, na escola primária de Fontaínhas, decorrerá uma conversa/debate, sobre o pífaro de cana, do seu interesse etnográfico e de como o preservar. Pelas 21h30, no Centro Cultural das Fontainhas e Grainho, decorrerá uma mostra cultural de exaltação a este instrumento.

Leia também...

Câmara de Almeirim aprovou contas de 2019 com saldo de gerência de 2,6 milhões de euros

A Câmara de Almeirim aprovou esta segunda-feira, 20 de abril, as contas de 2019, que revelam uma execução superior a 85% e um saldo…

Rio diz que “falta vontade política” para concluir investimento em acessibilidades na Chamusca

O líder do PSD, Rui Rio, disse hoje na Chamusca que “falta vontade política” para construir as acessibilidades prometidas ao Eco Parque do Relvão,…

Politécnico de Santarém abre curso para estudantes com deficiência intelectual

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES), que faz parte do Instituto Politécnico, abriu este ano lectivo uma formação de educação inclusiva, com…

Chamusca presta homenagem aos ex-combatentes do concelho

O Município da Chamusca associou-se ao Núcleo de Santarém da Liga dos Combatentes para prestar homenagem aos ex-combatentes do concelho nas Cerimónias de Finados…