A Polícia Judiciária (PJ) alertou hoje para a circulação de um email fraudulento, que usa “abusivamente os logótipos da PJ e da Interpol” para uma pretensa convocatória, numa tentativa de “phishing”.

“Circula na internet e em várias plataformas de correio electrónico, uma mensagem que usando abusivamente os logótipos da Polícia Judiciária e da Interpol, bem como o nome do Sr. Director Nacional da PJ e outras entidades ligadas à justiça, simula uma pretensa convocação. Esta mensagem é falsa, está inserida numa campanha de “phishing”, e constitui, ela sim, uma quebra de segurança para os utilizadores da Internet e do correio electrónico”, lê-se no comunicado da PJ.

No documento divulgado em nome da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) alerta-se que “a mensagem tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e a captura de dados pessoais das vítimas” e que “a intrusão passa pela infecção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel)”.

“Aconselham-se os destinatários deste email fraudulento a não executar os comandos que a mensagem proponha, a bloquear imediatamente o remetente, a reportar o ‘spam’ e a apagar a mensagem. Não devem clicar em ‘links’ dela constantes ou abrir qualquer anexo remetido com este tipo de emails. A Polícia Judiciária desenvolve diligências para identificar a origem e autoria deste tipo de mensagens”, lê-se no comunicado.

A PJ recomenda ainda alguns cuidados para evitar ser vítima de ‘phishing’, nomeadamente não aceder a ligações ou a anexos de emails estranhos, observar as características dos emails, prestando atenção a aspectos estranhos como erros ortográficos ou ofertas generosas e despropositadas, não ceder a tons ameaçadores ou alarmistas das mensagens, entre outros.

Leia também...

Santarém acolhe 1.º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos

O Salão Nobre da Casa do Campino acolheu na passada quinta-feira, 12 de dezembro, o 1º Encontro Nacional de Vinhos Biológicos, promovido e organizado…

Torres Novas promove passeio interpretativo

O Município de Torres Novas irá promover, no próximo dia 13 de abril, mais um passeio interpretativo dedicado às Grutas de Lapas e Tufos…

Igreja vai sistematizar dados sobre abusos e divulgá-los duas vezes por ano

Os números de casos de abuso sexual no seio da Igreja Católica denunciados ao Grupo Vita ou às comissões diocesanas de proteção de menores…

Dia Mundial da Criança com espectáculos, música e oferta de brindes didácticos em Santarém

O dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, vai ser comemorado com muita animação, no cumprimento das regras de higiene e segurança contra…