Foto ilustrativa

A Polícia Judiciária lançou a informação que está em curso “uma campanha de “phishing” que utiliza de forma ilegal o nome da Policia Judiciária e da SIBS”, alertando que a mesma é enviada através de “um pretenso mail utilizando a denominação da aplicação MBWay”.

Em comunicado, a PJ refere que a mensagem electrónica “está a ser massivamente divulgada e com a aparência da imagem infra, é falsa”.

As autoridades assinalam que “não foi feita qualquer parceria com este fim“, entre a Policia Judiciária e a SIBS, e que esta mensagem “tem como único propósito a prática de crime de acesso ilegítimo e captura de dados pessoais das vítimas”.

“A intrusão passa pela infeção com vírus ou software malicioso (malware) e pode ocorrer em qualquer sistema informático (PC, Tablet ou Telemóvel)”, destaca a mesma nota da PJ.

A Polícia Judiciaria deixa algumas recomendações à população para evitar este tipo de burla, tais como: nunca aceda a links ou anexos de mails estranhos; A observação das características da mensagem (aspecto, eventuais erros ortográficos, argumentos persuasivos, que contenham ofertas generosas e despropositadas) ajudá-lo-ão a reconhecer a falsidade da mensagem; Tenha cuidado com a curiosidade e desconfie de notícias e ofertas sensacionalistas; Não se deixe guiar pelo tom ameaçador ou alarmista da mensagem; Ninguém dá prêmios ou oferece um produto, se não estiver a participar num concurso; Ninguém oferece produtos abaixo do preço que é praticado pelo mercado. As instituições credíveis e sérias, não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes; Em caso de dúvida contacte previamente, por telefone, a empresa ou instituição cujo nome está a ser utilizado; Não responda a este tipo de mensagens e apague-as imediatamente;

Por último, a PJ recomenda que “passe este alerta a familiares, amigos e outras pessoas próximas, para evitar que também elas sejam vítimas”.

Leia também...
Foto ilustrativa

Ministra pediu “linguagem clara” e “compreensível” na Justiça

A ministra da Justiça pediu hoje um “esforço” a todos os que…
Imagem ilustrativa

Segurança Rodoviária, PSP e GNR lançam campanha de alerta para excesso de velocidade

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), GNR e PSP realizam, a…

Casal de idosos suspeito de abusar 330 vezes de sobrinha vai a julgamento

Residentes no distrito de Santarém.

Observação astronómica noturna no Museu Diocesano de Santarém

O Museu Diocesano de Santarém (MDS) vai promover, na próxima sexta-feira, dia…