Foto ilustrativa
Foto ilustrativa

A Polícia Judiciária de Leiria anunciou hoje a detenção de dois suspeitos de burlarem idosos, que acusavam as alegadas vítimas de terem responsabilidade em acidentes de viação, em Tomar.

Segundo um comunicado, a PJ informou que os arguidos “provocavam pequenos danos em veículos, simulando acidente de viação e depois abordavam esses condutores a quem imputavam a responsabilidade do sinistro”.

Em todos os casos, “o público-alvo eram pessoas especialmente vulneráveis, em virtude da idade avançada, a quem exigiam de forma persuasiva, insistente e impetuosa o pagamento imediato de quantias monetárias, supostamente para fazer face a possível reparação”.

A PJ acrescentou que se as vítimas não tivessem na sua posse as quantias exigidas, os suspeitos “sugeriam e acompanhavam-nas ao multibanco mais próximo para efetuarem levantamentos em numerário”.

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria, “no seguimento de uma queixa recebida, em setembro passado, e da investigação entretanto desenvolvida, cumpriu mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Tomar, detendo dois homens, fortemente indiciados pela prática do crime de burla qualificada”.

Além da denúncia inicial, a PJ adiantou que durante a investigação foi referenciada outra vítima, “não olvidando a possibilidade da existência de mais”.

Um dos arguidos possui antecedentes criminais, tendo já cumprido pena de prisão.

Os detidos, de 46 e 30 anos, serão presentes ao juiz de instrução criminal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Leia também...

Diogo Gomes suspende mandato na Câmara de Santarém

O vereador da Câmara Municipal de Santarém, Diogo Gomes (PSD), pediu a suspensão do seu mandato autárquico, durante a reunião do executivo realizada esta…

Negócios e amizade… Por Pedro Carvalho

A feliz expressão popular “amigos, amigos, negócios à parte” aplica-se a várias vertentes da vida em sociedade. Já aqui abordei as dificuldades, inatas ou…

Quase metade dos fogos rurais no Médio Tejo este ano com causa intencional

Quase metade dos incêndios rurais registados este ano no Médio Tejo teve causa intencional, seguindo-se os fogos com origem negligente, disse hoje o comandante…

Terra tremeu em Portugal com sismo de 5.3 na escala de Richter

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de Sines, avançou o Instituto Português do…